terça-feira, 30 de junho de 2009

A força do pensamento

Tenho uma filha que descobriu tardiamente o livro "O segredo", aquele que todo mundo andou comentando no ano passado (ou foi no retrasado? O tempo tem passado tão rápido...) Ela está convencida da força de seu pensamento positivo e tem tido algumas "provas" de que a coisa funciona. Eu, como sou mais cética, vejo tudo isso com reserva, mas também não vejo por que contestá-la. É melhor acreditar do que não acreditar na força de seu próprio pensamento.
Quanto a mim, percebo que quando realmente me determino a fazer alguma coisa, ela acaba acontecendo, mas duvido da minha capacidade de interferir em acontecimentos externos. Por exemplo, se sou finalista de um prêmio, será que meu pensamento é capaz de interferir no resultado do concurso? Não creio.
Percebo, entretanto, que quando a gente acorda com o tal do pé esquerdo tem a impressão que tudo dá errado. Nesse caso, acredito sim que você fica com uma energia negativa que atrai coisas ruins que só vêm confirmar o seu mau pressentimento. Em outras palavras, se você está de bom astral, as coisas boas ou ruins vão acontecer e você vai recebê-las sem fazer uma tempestade em copo d'água; se estiver de baixo astral, tudo que acontecer de ruim só vai confirmar o seu espírito de derrota.
Sempre que falo disso eu me lembro de duas pessoas importantes na minha infância e adolescência: uma delas considerava-se "azarada" e parecia não perceber as coisas boas que lhe aconteciam; a outra parecia estar sempre de bem com a vida (pelo menos na minha frente) e conseguia literalmente enxergar o sol num céu carregado de nuvens de chuvas.
Quanto a mim, alterno entre os dois comportamentos, mas tenho consciência deles e procuro seguir o segundo exemplo, embora muitos dias me pareçam nebulosos ainda que o sol esteja brilhando em todo seu esplendor.

Um comentário:

Jane disse...

Como vc sabe, sou sua leitora assídua, mas não sei por que esse spot passou sem q eu tivesse lido. Para variar, adorei. Se todos os dias o sol fizesse parte da nossa vida, não lhe daríamos valor. O bom é saber que ele sempre voltará a brilhar. Bj.