terça-feira, 16 de junho de 2009

Alma brasileira

Ando meio pirada depois da minha cirurgia de apêndice ... Fiquei mais sentimental, empolgada com as coisas, eu diria, até mais feliz. Coisa de doido, ?
Hoje, estou às voltas novamente com problemas na vista que me chateiam um pouco por serem um fator limitante. Mas não é disso que quero falar e sim do movimento que aconteceu a partir da ida de parte da família a Diamantino (no médio-norte de Mato Grosso) para um casamento e que vem se fortalecendo através do blog de Bernadete, minha sobrinha que mora nos EUA e com quem tenho enorme afinidade.
O blog - http://www.piassa-braziliansoul.blogspot.com/ - é maravilhoso e acabo de saber que, atendendo a pedidos do povo da família que não se garante no inglês, ganhou uma versão em português. Enfim, agora todos podem ler e comentar!
O último post dela sobre meninas que foram criadas por nossas mães/avós/irmãs mais velhas e faziam o serviço de casa em troca de moradia, roupas e escola, despertou comentários emocionados. É como se Dete tivesse tocando numa memória coletiva, por isso ela nos envolve tanto com suas histórias e nos une de alguma forma em nossas lembranças, remorsos, alegrias e tristezas.
Hoje, lendo a tradução do título de seu blog em português - Alma brasileira - eu me toquei da beleza de sua escolha. Dete é isso: mais uma alma brasileira perdida nos EUA, que sofre com a neve e o frio do inverno; uma alma especial que mantém uma ligação visceral com seu país e sua família.

2 comentários:

Dete disse...

Puxa, Martha,
Fiquei tao comovida que nem sei o que falar. Obrigada!
Bjs,
Dete

Martha disse...

Não precisa dizer nada. Continue escrevendo!
Bjs