terça-feira, 5 de maio de 2009

Enfeites

O dia está lindo aqui em Uberaba, depois de uma noite de chuva. Tenho comido bastante pão de queijo e caminhado bastante entre bovinos e humanos.
Hoje, de manhã, no hotel assisti horrorizado às imagens das cidades ilhadas no Piauí e Ceará e os depoimentos de pessoas que já têm tão pouco, vivem com tão pouco e ainda perdem tudo.
Aqui, em Uberaba, parece que vivemos num mundo de fantasia. Mesmo que de vez em quando surjam personagens do Brasil real, como o engraxate que entrou no estande onde eu fazia entrevistas (um rapaz mal vestido, com uma expressão triste de gente sofrida), o ambiente é estilo rural chic. A maior parte das mulheres presentes ou são do tipo enfeite (aquelas mocinhas bonitas que ficam desfilando ou recebendo os convidados na porta dos estande) ou são do tipo enfeite (aquelas peruas, bem produzidas, acompahando seus maridos, pecuaristas com cara de rico). Ah, tem também as jornalistas como eu e as varredoras de rua.
Mas, apesar do meu espírito crítico, está sendo legal trabalhar aqui. É tão bom passar uns dias sem sentir o calor de Cuiabá, embora, no fundo, esteja com saudades de casa!

Nenhum comentário: