terça-feira, 10 de março de 2009

Uniforme

Andei meio sem tempo (e vontade) de escrever. Uma mistura de cansaço físico e falta de tempo. Foi aniversário da minha filha mais moça e tive que correr atrás de um monte de coisas. É muito gostoso ver minha filha fazendo 17 anos. Foi uma das idades mais felizes da minha vida.
Mas eu quero falar sobre outro assunto que me incomodou bastante ontem. Trabalho numa empresa e agora vou ter que usar uniforme. Muita gente diz: "é uma boa, você vai economizar suas roupas'. Pode ser, mas eu detesto uniforme! Desde pequena. Detesto a palavra "uniforme", ou seja, o que é igual, que tem uma única forma.
Eu acho que a roupa, assim como acessórios são uma expressão da nossa individualidade e, decididamente, não gosto da ideia de ter que usar uma roupa igual a de todos os meus colegas nesta altura do campeonato. É uma coisa meio orwelliana, ou seria meio huxleiana (será que é assim que se escreve?).
Porém, com a idade, ás vezes, vem a sensatez e a consciência das contas a pagar e a dificuldade de se conseguir um bom emprego depois dos 50 anos. Mas que tem um lado meu meio adolescente que fica injuriado tem ...
Por falar em adolescência, eu me lembrei da minha época de colegial no Santo Inácio no Rio. Tínhamos uma blusa de uniforme (branca e com escudo) que podia ser usada com qualquer calça. Embora fosse um colégio de alta classe média, era uma época em que usávamos calças jeans surradíssimas, com as barras desfeitas e muitos meninos iam de sandálias havaianas. Mas não eram sandálias pop, na época a gente usava aqueles bem tradicionais, de solados brancos e tiras de cor (azul, amarela, preta).
Uma vez proibiram a gente de ir de sandálias e eu pedi à minha mãe para escrever na minha caderneta que eu tinha uma espécie de alergia e precisava ficar com os dedos dos pés livres. Nem me lembro se a desculpa colou ...
Enfim, não ando muito feliz com minhas roupas, já que nem sempre tenho tempo (e grana) para investir numa vestimenta mais personalizada, mas mesmo que minhas roupas estejam velhas e batidas ainda prefiro usá-las a ter que ficar uniforme.

2 comentários:

Dete disse...

Essa coisa de uniforme me lembra de Mao, de colegio interno. Quem pode gostar da ideia de sufocar a individualidade em nome da praticidade?

Martha disse...

Valeu, Dete! Ainda bem que alguém me entende.