quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sublime

Roberto e Eduardo Taufic



Enquanto assistia ontem à apresentação dos irmãos Eduardo e Roberto Taufic no teatro do Sesc Arsenal, eu me perguntava: por que as pessoas em Mato Grosso ainda têm resistência à música instrumental?
Sou muito ligada às letras das músicas e adoro cantar, mas tenho um respeito imenso pela música sem palavras e sinto um prazer enorme em assistir a um show de músicos instrumentais, principalmente, quando eles demonstram qualidade acima da média.
Conheci o duo Taufic na primeira edição do Festival de Jazz em Chapada dos Guimarães, em 2009. Eduardo, pianista, mora em Natal (RN) e Roberto, violonista, nasceu em Honduras e mora na Itália. Eles estão em Cuiabá esta semana participando da Mostra de Música do Sesc MT, mais uma iniciativa genial do Sesc.
Durante uma semana, músicos de renome dão oficinas em Cuiabá e à noite apresentam-se no teatro. Tudo de graça. No sábado, eles participarão de uma jam session com os alunos das oficinas e o público terá a oportunidade de ouvir as músicas selecionadas da Mostra.
Ficou meio confuso, né? Vou explicar de novo: independentemente das oficinas, a Mostra "premia" com a oportunidade de apresentação no show de sábado e a inclusão num CD músicos de Mato Grosso selecionados por um grupo do próprio Sesc. No grupo selecionados, estão alguns músicos já bem conhecidos de quem acompanha a cena musical daqui: Jhon Stuart, Estela Ceregatti, etc (na sexta ou no sábado, informo os nomes de todos).
Voltando ao espetáculo de ontem, foi tudo tão lindo! Os dois irmàos alternavam-se na apresentação das músicas e falavam do clima em que a composição foi criada, sobre a intenção do compositor. Tudo de uma forma muito simples, objetiva, sem firulas, nem excessos.
O público não muito numeroso, porém empolgado, viajou nos temas apresentados do CD "Bate e rebate", que mescla composições de cada um dos Taufic. Fascinante o entrosamento dos dois e a satisfação demonstrada por ambos em alguns momentos especiais.
Eu poderia ficar horas falando da delícia que foi ouvi-los, mas as palavras talvez sejam pobres para descrever meu deleite com um espetáculo, que nada me custou e me proporcionou tanta satisfação por ver dois talentos musicais numa sintonia tão perfeita.
Se alguma vez algum de vocês que me leem tiver a oportunidade de ouvir os irmãos Taufic, não perca!
Hoje, às 20h, tem apresentação do mineiro Krisfoff Silva, mas, infelizmente, não poderei ir porque tenho ensaio do Madrigal do Avesso.

Nenhum comentário: