terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Andando pra trás

Às vezes penso que nossa sociedade anda para trás. Em 1986, quando fui à França, fiquei fascinada com a possibilidade de tirar dinheiro em caixas eletrônicos e minha amiga que morava em Paris ficou chocada de saber que eu ainda tinha que enfrentar filas em bancos para pagar contas e efeturar saques.
Algumas décadas depois eu já podia desfrutar de todo esse conforto em qualquer cidade do interior de Mato Grosso. Mas,  esqueceram de combinar as regras desse jogo com o time adversário e todo dia explodem um caixa eletrônico. Nas últimas 24 horas, explodiram três em Cuiabá.
Com isso, cada vez temos menos caixas eletrônicos. No supermercado Big Lar, um dos mais movimentados da capital, tinha dois e agora não tem nenhum, o que por um lado é bom., já que corremos menos risco de assalto enquanto fazemos compras.
Se quiser sacar dinheiro, você tem que ir à agência e enfrentar fila nos horários de movimento (sempre tem um caixa fora de operação) ou se pelar de medo nos horários fora do expediente bancário.
Posso ser uma idiota, mas acho irritante a incapacidade do aparato de segurança pública lidar com essa modalidade de assalto (a caixas eletrônicos). Será que com um pouco mais de policiais na rua, não se inibiria a criuinalidade? Não é uma operação tão rápida explodir um caixa eletrônico. 
 Aliás, em matéria de crime, aqui em Cuiabá (e em Mato Grosso, em geral), acho que o placar é mais ou menos esse: bandidos 10 x população 0.

Nenhum comentário: