quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jaboticabal

Já estou na segunda fase da minha viagem pelo interior paulista. No final da tarde de hoje vim para Jaboticabal e estou vivendo por uns dias numa república da meninas. É muito divertido! Minhas "companheiras" atendem por nomes estranhos (Rodada, Pegada, etc) e me esforço por decorar quem é quem. Também estou decorando os nomes dos quatro cachorros da casa.
Estou feliz de reencontrar minha filhota depois de exatamente dois meses sem vê-la, mas já sinto que vai doer quando eu tiver que embora na segunda de manhã. Agora, por exemplo, ela foi tomar banho e disse que ia lavar a cabeça. "Mas você vai dormir de cabelos molhados?" - indaguei como mãe superprotetora. Como se ela não vivesse dormindo de cabelos molhados quando estou longe!
Hoje o dia foi puxado e meio que me arrastei pelos caminhos cheios de pedrinhas do Agrishow. Como estava com as unhas dos pés doendo de tanto usar sapatos fechados, tive a infeliz ideia de ir de sandálias para a feira. Tive que tirar as malas do ônibus do Pool de jornalistas, que estava parado a alguns metros da entrada principal, e levá-las para o carro de uma companheira de república que estava trabalhando no Agrishow por coincidência (peguei carona na van de uma empresa para fazer esse pequeno trajeto e depois tive a ajuda da dona do carro e de um colega seu). Na hora de ir embora (pouco depois das 18h) caiu um temporal e chegamos encharcadas no carro dela. Fizemos uma viagem debaixo de chuva forte e meio tensa, mas tudo correu bem.
Hoje reencontrei um grande amigo no Agrishow (Glauco, de Porto Alegre) e me despedi de alguns novos amigos do pool de jornalistas: pessoas muito legais que conheci (do Rio de Janeiro, de Poços de Caldas, de Santo André, etc) e que talvez demore a rever. Vi a Dilma de perto, mas muito rapidamente porque ela chegou no Agrishow bem na hora que tivemos que sair. Não gostei muito do tom de sua voz, mas ainda vou pensar bastante antes de decidir meu voto. Não vi o Serra, que também usou o Agrishow para desfilar e fazer campanha ainda que não oficialmente.
Vi máquinas enormes de perto, que me fizeram sentir como uma formiguinha diante de um monstro ou como um terráqueo diante de um ser de outro planeta.
Depois de tanto rodar, ouvir tantas informações diferentes, tenho a sensação de que saí de Cuiabá há um tempão.
Mas a lembrança mais forte que vou levar desta temporada, por enquanto, é a da caipirinha de pitaia que tomei na Estância São Marcos, onde ficamos hospedados em Brodowski. Não conheci a cidade, nem o museu do Portinari, mas tomei caipirinhas maravilhosas, preparadas com esmero pelo garçon da Estância, cujo nome lamento ter esquecido. Eram feitas com a fruta (plantada na própria estância) e folhinhas de hortelã. Uma verdadeira obra de arte!

PS. Acabei de descobrir na wikipedia que a pitaia também é conhecida como fruta-dragão em outras línguas. Como a planta só floresce à noite, com grandes flores brancas, é chamada ainda de flor-da-lua ou dama da noite. Estou apaixonada pela pitaia! Pena que a fruta seja tão cara em Cuiabá.

2 comentários:

Jane disse...

Estou adorando acompanhar a sua viagem! Que vontade de provar essa caipirinha de pitaia!
Tente não pensar na segunda-feira e aproveite mto cada minuto com essa querida q dorme com os cabelos molhados. Bjs para as duas.

Martha disse...

Obrigada! Estou me esforçando ... Hoje, por exemplo, dormi até 11h30 e agora vou almoçar com o pessoal da república. Marina foi almoçar com outras bixetes numa república masculina. Faz parte do jogo! À tarde vamos ao Centro comprar uma cama e curtir um pouco sozinhas.
Bjs