quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Samba

Hoje é Dia Nacional do Samba. Fiquei sabendo disso quando vi o telejornal Hoje. Sei que tem um monte de coisas gravíssimas acontecendo mundo afora: chuvas no Sul, explosão de corrupção em Brasília, conferência sobre mudanças climáticas pintando na parada. Aqui em Cuiabá continua fazendo um calor dos diabos. Junte-se a isso o trânsito cada dia pior e temos motivos suficientes para aquele clima estressado de final de ano.
Mas hoje é Dia Nacional do Samba. Então, vamos nos permitir relaxar um pouco à noite, sambar e cantar samba no bar Chorinho (Choros & Serestas) - o templo do samba em Cuiabá.
Ligo esse assunto a uma frase da escritora e apresentadora Fernanda Young, que li ontem. Não sou ligada nela, mas gostei muito do que falou em entrevista ao jornal O Globo numa crítica a obsessão das mulheres quarentonas pela juventude: "... ser jovial é bem mais fácil do que parecer jovial: basta manter vivacidade, o amor pela vida". Falou tudo!
É isso que tornava a minha biografada, Estella Ambrósio, tão jovial aos 90 anos, e é a falta disso que faz muita gente jovem parecer velha e sem sal.
O samba é a minha chave para a jovialidade, por isso "Viva o samba!", que expressa sentimentos em versos simples e tem a chave para acionar nossa alegria, vivacidade e amor pela vida.

Nenhum comentário: