quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Essencial

Tenho que respirar fundo para iniciar esse post. Um amigo me chamou pelo msn, não falou nada de interessante e terminou a conversa com o típico "Fique com Deus". Acho que a intenção dele era boa, mas confesso que fiquei irritada. As pessoas usam demais o nome de Deus, elas se acham no direito de falar por Deus. Quem é Deus? O que é Deus? Confesso que não sei.
Quanto mais amadureço, mais leio, mais ouço, menos sei. Acredito que Deus é apenas uma questão de fé. Alguns tem esse dom, snão. Uns precisam desesperadamente acreditar, outros nem tanto. Talvez, um dia, chegue a minha hora.
Mas não era sobre isso que queria falar e sim sobre outro assunto. Li um livro fantástico na semana passada: "Criança 44", de um jovem escritor inglês Tom Rob Smith. Eu não tinha ouvido falar nada sobre ele e a maioria das pessoas com quem comentei sobre o livro também não o conhece. É um daqueles romances que a gente não tem vontade de parar de ler. Eu li em três ou quatro sentadas. O livro se passa na Rússia stalinista, num clima opressivo, mas, por incrível que pareça, a sua leitura me deu uma chacoalhada. De repente, é como se o meu apartamento com suas paredes descascadas e precisando de pintura parecesse uma mansão hollywoodiana. A minha comida é dos deuses. Nunca apreciei tanto o arroz com feijão e o franguinho da Cida. É como se eu ficasse cansada de me preocupar com tanta besteira e resolvesse me ligar no que é essencial. E o que é essencial?
Não vale dizer, como o pequeno príncipe, que é invisível aos olhos ...
Essencial é fazer o que a gente gosta, que dá prazer e não faz mal a ninguém; é procurar ser coerente, é não deixar de acreditar nos nossos sonhos e ideais, mesmo que eles pareçam tão carcomidos pelo tempo. É amar quem nos ama e buscar mais motivos para amar quem não nos ama. É não esperar tanto das pessoas e nem de si própria. É não se contentar com tão pouco de algumas pessoas. É cantar no Cantorum, fazer yoga, dançar no Chorinho e botar a vida financeira em ordem para pintar o apê, poder comprar coisas melhores e viajar ... viajar muito!

Nenhum comentário: