sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Bêbado

O Bêbado demorou para descer do ônibus. Já fazia algum tempo que o ônibus descansava na plataforma da rodoviária de Primavera do Leste. Aparentemente estava vazio até que surgiu o Bêbado, tão bêbado que mal conseguia descer as escadas do ônibus.
Ele desceu, tomou posse da bagagem retirada do bagageiro (mala e mochila) e ficou desorientado bem perto do ônibus. Mal se aguentava em pé e tentava sem sucesso se comunicar com as pessoas por perto.
Era um homem de 40 anos, com a aparência típica de trabalhadores rurais. Estava limpo, bem vestido e não chamaria atenção se não fosse por sua postura cambaleante.
O ônibus demorou para seguir viagem. O motorista tinha saído para jantar.
O Bêbado permanecia próximo ao ônibus, tentando se comunicar.
Finalmente, alguém chegou com uma informação para ele: em breve sairia outro ônibus para uma cidade mais ao norte, provavelmente seu destino final. O moço lhe deu as informações sobre o guichê onde deveria comprar a passagem.
Perguntei ao moço:
 -Será que ele consegue chegar lá?
- Não sei. Também não sei se vão deixar ele embarcar nesse estado.
O Bêbado pegou a mala e a mochila e seguiu cambaleante na direção apontada pelo outro.
Perguntei ao funcionário do ônibus se o Bêbado já estava bêbado quando embarcou.
- Sim, mas ele não deu trabalho. Dormiu o tempo todo.
-Mas pode embarcar desse jeito?
-Não pode ...
Subi no ônibus para voltar a Cuiabá - confesso que estava aliviada por não ter que dividir espaço com um bêbado - e acabei sabendo por outros passageiros que o Bêbado deu trabalho sim. Não queria parar quieto e um moço acabou prendendo-o no banco com o cinto de segurança.
- Ele achou que eu era da Polícia - contou o rapaz.
- O moço que pega a bagagem disse que ele não deu trabalho ...
- Não deu trabalho? Não deu trabalho para ele que não estava aqui ...
Segui minha viagem pensando no Bêbado e até hoje, sinceramente, ainda penso nele. Será que chegou a seu destino? Será que chegou a algum destino? Por que será que bebeu tanto? Será que ele bebe tanto sempre?
Ele é só mais um bêbado entre tantos outros trabalhadores do campo, da cidade, que gastam em bebidas alcóolicas boa parte dos salários ganhos com muito suor. 
 

Nenhum comentário: