quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As três mortes de Adrielly


Não posso me furtar a registrar aqui a triste história de Adrielly - a menina que morreu três vezes: a primeira quando foi atingida por uma bala perdida na noite de Natal, num bairro qualquer da Zona Norte carioca; a segunda quando aguardava por um neurocirurgião no Hospital Salgado Filho, no Méier, e o médico escalado para o plantão, Adão Crespo, preferia celebrar o Natal em família.
Ele alega ter pedido demissão, mas as informações mais recentes da polícia indicam que recebia sem trabalhar cerca de R$ 4,5 mil mensais. Deve ser uma quantia insignificante para um neurocirurgião, mas seria bem significativa para a família de Adrielly. Talvez se o pai de Adrielly recebesse essa quantia por mês não precisaria ficar à mercê de plantonistas irresponsáveis.
A terceira morte de Adrielly, definitiva, aconteceu na última sexta-feira (04/01).
Nada vai devolver a vida à Adrielly, nem apagar o sofrimento de sua família, que se desesperava enquanto tantos de nós festejávamos o Natal.
Espero sinceramente que essa morte e essa omissão não fiquem impunes. Se o dr Adão recebeu sem dar plantão e faltava ao serviço sistematicamente, ele tem que pagar: ser exonerado, devolver o dinheiro ao Município, doar para a família de Adrielly, a um fundo de vítimas como ela.  Sei lá.
Se ele está dizendo a verdade, seus superiores precisam ser penalizados.
Hoje li que um funcionário do hospital pediu uma ambulância para transferir Adrielly na falta do neurocirurgião plantonista. A ambulância não chegou.
Adrielly não pode ter morrido três vezes em vão. Infelizmente, algo me diz que ninguém será punido pela morte da menina. Mas, pelo menos, poderia haver por parte das autoridades da área de Saúde um controle maior sobre o quadro dos plantonistas de um hospital público, assim como sobre a assiduidade de tais cidadãos.
As informações mais recentes sobre o caso da menina Adrielly dos Santos, de 10 anos, estão no seguinte link:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/policia-confirma-que-medico-do-caso-adrielly-fraudava-folha-de-ponto.html

Nenhum comentário: