quarta-feira, 7 de março de 2012

Concerto de violão

Leonardo Yule (à direira) e alguns de seus alunos num concerto do ano passado
No breve tempo em que trabalhei no Ilustrado do Diário de Cuiabá conheci alguns artistas muito interessantes. Um deles foi o violonista Leonardo Yule.
Quando morava no Rio de Janeiro conheci grandes insttumentistas e posso garantir que Leo é um músico muito talentoso e especial.
Na época da reportagem, ele me contou sobre seus estudos em São Paulo e a vida de violonista virtuose que provavelmente teria se tivesse continuado num grande centro.
Ele preferiu voltar para Mato Grosso e morar em Chapada dos Guimarães. Disse que sentia falta da terra, de ficar de pés no chão.
Muita gente talvez não compreenda a decisão de Leo.
Eu entendo. A vida de violonista, de músico erudito, é muito dura e solitária, e exige horas a fio de uma dedicação quase exclusiva.
Sorte nossa que ele voltou para cá. Leo continua tocando e ainda forma novos violonistas. De vez em quando ele e seus pupilos apresentam-se em Cuiabá.
Neste fim de semana, eles estarão no palco do teatro do Sesc Arsenal, no sábado e domingo, às 19h30m. Ainda bem que recebi um  convite, via Facebook e email, para o concerto do Dhyan Trio. Não gostaria de perdê-lo e adoraria ver o teatro do Sesc Arsenal cheio, o que não deverá acontecer porque pouca gente ainda se dispõe a sair de casa para assistir a um trio de violões. É uma pena.
O repertório terá peças de Vivaldi, Haendel, Teleman, Piazola, Brower, Granados, Garoto e Tom Jobim. Mais variado, impossível.
Sou fã do cubano Leo Brower desde os tempos em que aprendia violão com outro Leo, o Soares, na Pró-Arte do Rio de Janeiro. Bons tempos! Adoro Piazola, Garoto, Jobim e os espanhóis, como Granados.
Esse fim de semana será meio complicado, mas não pretendo perder o concerto do Dhyan Concerto, formado por Leo Yule e os irmãos João Pedro e Gabriela do Valle.

PS. Acabei de saber que o grande baixista Fidel Fiori também vai participar do concerto.

Nenhum comentário: