sábado, 17 de março de 2012

Por que?

Leio no Face de uma amiga que ela está triste pela morte de uma pessoa jovem, filha de um amigo, que só conheço de vista.
Hoje também estou triste pela proximidade da morte de outra pessoa jovem.
Por que há pessoas que morrem tão jovens? Devia ser proibido o filho ou a filha morrer antes do pai, da mãe ou de seus avós.
Se esse momento ensina alguma coisa ou resgata algo de vidas passadas - o que poderia tornar tudo mais aceitável - não sei ...
Hoje, mais cedo, assistindo ao sofrimento de uma pessoa jovem em estado de coma, o sofrimento de sua mãe e de seus amigos, sinceramente, não consegui ter certeza de nada.
Pensei em rezar, mas para quem, se não consigo acreditar na existência de Deus?
Como a gente consegue sair dali e ir almoçar, fazer contas, escrever blog normalmente?
Também não sei.
Fico muito angustiada por não ter certeza sobre o que acontece após a morte ou mesmo se existe vida pós morte ou apenas aquela pessoa se apaga e vira lembrança na memória de quem fica.
Aquela pessoa sorriu, trouxe amor, amou, foi amada, teve sonhos, lutou, batalhou para entrar numa universidade, conseguiu, deve ter sonhado com casamento, filhos, e para onde vai tudo isso?
Acho tudo complicado demais e não consigo sequer ter explicações mais plausíveis para dar às minhas filhas. Infelizmente.
Por isso vou ao supermercado agora, comprar alguns ingredientes para fazer uma mousse de chocolate para minha filha caçula que não deveria estar aqui, mas está por causa de sua amiga. Tenho que aproveitá-la ao máximo e lhe dar o melhor de mim.

PS. Não deu tempo para ir ao supermercado ... Ela (a amiga) se foi.

Um comentário:

Jane disse...

Oi, Martha
Que triste! Sinto mto pela menina que se foi! Não a conheci, mas, pelo que vcs me passavam, ela era encantadora. Explicar a morte? Explicar uma gde perda? Quem se atreve? A única coisa certa é que os que morrem continuam sempre presentes na memória daqueles que os amaram e que terão que aprender a conviver com a saudade. Bjs.