sábado, 1 de outubro de 2011

Sucesso total

Minha alma de repórter não resiste a registrar algumas impressões sobre o lançamento de "Kyvaverá"  (Entrelinhas Editora), de Ivens Cuiabano Scaff, realizado na noite de ontem no jardim do Sesc Arsenal.
Para começo de conversa, basta dizer que antes do horário marcado (19h30m) já tinha gente no pedaço. E não eram pessoas que estavam ali por acaso e sim gente que saiu de casa especificamente para ir ao lançamento.
Como o autor também chegou um pouco antes para gravar uma entrevista para a TV Record, assim que a equipe da Entrelinhas Editora organizou as mesas, começou a venda de livros e foi deflagrada a sessão de autógrafos.
Cheguei lá antes do início do lançamento e fiquei até quase meia-noite. Posso garantir que a fila esteve imensa praticamente até as 11h! Teve gente que ficou de pé mais de uma hora e ninguém reclamou.
É claro que teve gente que só comprou o livro e deixou para pegar o autógrafo do autor mais tarde e teve gente também que comprou mais de um livro.
Foram quase 300 livros vendidos numa única noite - um número bem expressivo se considerarmos que estamos falando de um produto vendido a R$ 25  e, especialmente, que se trata de um livro de poesia.
O livro, ilustrado com as obras de arte de Jonas Barros, ficou magnífico! A qualidade do trabalho da Entrelinhas e o carisma do autor atraiu políticos do alto escalão, o secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, médicos famosos da capital (Ivens é médico, além de escritor e poeta) e muita gente ligada à cultura: artistas plásticos, escritores, cantores.
O mais emocionante foi ver tantos idosos prestigiando o lançamento. Num dos cantos do jardim, pequeno para a multidão de pessoas, tinha duas senhoras conversando e a acompanhante delas me disse que ambas tinham mais de 90 anos e eram meio surdas, o que me desestimulou a conversar com elas.
E o sr. Sinjão Capilé? Ficou lá até meia noite, firme e forte, do alto de seus 95 anos!
Reencontrei muitos amigos e não posso deixar de registrar aqui a bela participação do Coral SescCanta, que apresentou dois cantos indígenas, e de Bia Correa, que emocionou o público declamando "Kyvaverá" - poema que dá nome ao livro.
Uma noite inesquecível mesmo, regada a  garrafas de Lambrusco e bombons.
Ah, o autor, que completou 60 anos ontem e ouviu seus amigos cantarem "Parabéns pra você" várias vezes, me surpreendeu com sua energia: ficou sentado mais de quatro horas autografando incansavelmente seus livros e se levantando toda hora para abraçar os amigos/leitores. Impressionante!

PS. Ia me esquecendo de contar que saí do Sesc Arsenal com meu livro devidamente autografado (devia ser mais de 23h30m, quando "encarei" a fila ao lado da amiga e cantora Rita de Cássia). Por incrível que pareça, Ivens conseguiu escrever naquela altura do campeonato uma coisa muito simples mas que me emocionou. Valeu a pena esperar!

PS2: O livro "Kyvaverá" já está disponível para a venda no site da Entrelinhas http://www.carrionecarracedo.com.br/ e na Livraria Janina, em Cuiabá.

2 comentários:

Jane disse...

Já ouvi muitas pessoas, inclusive conhecidos seus, dizerem que não há vida cultural em Cuiabá. Eu apenas digo que leiam o seu blog. É íncrivel a quantidade de eventos interessantíssimos dos quais vc participa e nos relata. Será que vc inventa? Alucinações causadas pelo calor cuiabano? Desse todos reclamam.
Não conheço o Ivens, mas de cá mando-lhe os parabéns. Bjs.

Martha disse...

Hoje vou assistir à peça "Anjo Negro" de Nélson Rodrigues com a Cia de Teatro Mosaico, no Sesc Arsenal. Amanhã vou ao concerto da Orquestra do Estado de MT. Este fim de semana ainda tem apresentação do Coral da UFMT e Feira do Japão na praça Santos Dumont, aqui perto de casa, fora outras coisas. Realmente, não sei por que (acertei?) as pessoas reclamam de falta de opção cultural ... Bjs