sábado, 5 de maio de 2012

Trivialidades

A vida é simples e é a gente que complica. Ou a vida é complicada mesmo e é a gente que insiste em simplificá-la?
Hoje fiquei com vontade de brincar com as palavras. Falar sobre coisas corriqueiras, como visitas e encontros inesperados, dias de sol de céu azul como se tivesse sido pintado com lápis de cor, aprendizados de ordem prática e de granda valia.
Ontem, por exemplo, aprendi que detergente é um ótimo tira-manchas. Fui comer um espetinho no bar dos meus amigos Roberto e Sílvia e, na pressa, de tirar a carne acabei espirrando gordura na minha camisete. Com sua larga experiência de dona de casa, Sílvia recomendou colocar uma gota de detergente no local de cada mancha assim que chegasse em casa. Obviamente deixei para fazer isso hoje de manhã e, mesmo assim, não é que deu certo? Fiquei fascinada com a descoberta. Nunca que eu iria pingar detergente (ainda por cima o azul que eu tinha em casa) numa blusa (ainda bem que a blusa também era azul) sem ter recebido uma orientação prévia. Então fica a lição: para tirar manchas de gordura, use detergente.
Fui ao Sabor Mil com meu sobrinho-neto Ciro, que de vez em quando me faz uma surpresa, e sua mãe, que veio visitá-lo. Foi ótimo! Hoje, Ciro seguiu para Diamantino, no interior de MT, onde mora sua nova família, e eu não pude dar muita atenção a Consuelo porque precisava me dedicar a um frila, mas almoçamos com calma e pudemos conversar um pouco.
Quanto ao céu, ele está desse jeito há dias e dizem que hoje a lua estará maravilhosa. Ontem, apesar da água estar gelada a ponto de me deixar meio tonta, foi uma delícia nadar na piscina da academia. O céu chegava a doer a vista de tão azul.
Este fim de semana está sendo um fim de semana de trabalho, mas isso não vai impedir que eu vá bater meu ponto no Chorinho. Ninguém merece ficar trabalhando o dia inteiro. Já fiz o que precisava hoje e vou retomar o trabalho amanhã, escrevendo uma matéria apurada ao longo das últimas semanas.
A propósito, como gosto de ser repórter! Dá um pouco de preguiça na hora de botar tudo no "papel", reconheço, mas a parte de apuração, de buscar as informações, encontrar as pessoas certas, conversar com pessoas totalmente inesperadas é muito prazerosa.  Tento sempre pensar que contar o que aprendi a outras pessoas também vai ser gostoso, embora mais trabalhoso.
É bom fazer o que a gente gosta, mesmo que isso nem sempre dê a estabilidade e a segurança financeira desejadas.

Nenhum comentário: