sexta-feira, 25 de maio de 2012

Gênios da pintura

El Greco

Quase tudo que sei sobre pintura aprendi numa coleção chamada "Gênios da Pintura" - uma série de fascículos editada pela Editora Abril nos anos 60/70, que minha irmã (Jane) comprava.
Eu era pequena e amava ler a história dos grandes pintores e ver seus principais trabalhos. Era um prazer folhear aqueles fascículos, que não sei aonde foram parar depois que desmontamos o apartamento de mamãe para vendê-lo. Gostaria de ainda tê-los comigo.
Por meio deles, aprendi a amar a arte de Leonardo da Vinci, El Greco, Rembrant, Rubens, dos impressionistas Degas, Monet e Manet, de Gaugin, Dali, Picasso e muitos outros.
Mais tarde, quando visitei alguns dos museus mais célebres do mundo (Louvre e o Centre Georges Pompidou, em Paris; Moma e o Guggenheim em Nova York, o Museu Van Gogh em Amesterdã, o Museu do Padro em Madri, etc) pude me deliciar com algumas dessas telas originais.
Tudo isso está cravado na minha mente e no meu coração e essas lembranças estão vindo à tona graças ao curso de História da Arte que estou fazendo no Sesc Arsenal. O curso, dado pela crítica de arte Aline Figueiredo, está apenas começando e ficando cada dia mais interessante.
Ontem, eu mal conseguia conter minha admiração diante da apresentação na tela de vários quadros de Peter Paul Rubens (com suas mulheres robustas e cheias de celulite), El Greco (fantástico), Caravaggio e Rembrandt. Descobri que amo os pintores barrocos, com sua dramaticidade e eloquência!
Caravaggio

Na saída do curso - uma viagem artística pelo tempo e espaço - encontramos o Bulixo do Sesc. Normalmente, não curto muito ver o belo prédio do Sesc Arsenal tão cheio de mercadores e mercadorias, cheirando à comida e fritura. Mas, ontem até que o contraste foi interessante. Comprei um pedaço de sopa paraguaia para comer em casa (estava uma delìcia), uma camiseta diferente e passeamos um pouco pelas barracas, enquanto ouvia a bela voz de Luth Peixoto interpretando Chico Buarque na Choperia, Um ótimo fechamento para um dia árduo e cansativo!
Rubens

2 comentários:

Anônimo disse...

gostei de mais,pena que vcs,nao guardarao os livros.abrocos...

Jorge disse...

Temos alguns fascículos da Coleção Gênios da Pintura para vender:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-955865922-fasciculos-da-coleco-gnios-da-pintura-para-colecionadores-_JM