terça-feira, 8 de maio de 2012

Questão de saúde

Ontem no horário de almoço, eu encontrei uma amiga muito querida, 10 anos mais nova que eu, que está cheia de problemas de saúde. Durante todo o tempo do almoço, ela me falou sobre seus problemas e - foi até engraçado - acabou atraindo para nossa mesa uma mulher desconhecida que pediu para se sentar conosco. Não demos muita atenção a ela, mas, quando pedi licença para me levantar, a mulher disse que tinha adorado nossa conversa e que também estava com problemas, etc, etc, etc
Pedi licença às duas (estava atrasada para trabalhar) e as deixei conversando animadamente sobre médicos, diagnósticos, etc.
Esse assunto - doença - mobiliza muita as pessoas. É natural, mas é nessas horas que a gente realmente agradece por ter saúde, por estar indo trabalhar depois de ter trabalhado de segunda a segunda. Ter saúde não tem preço!
Na minha opinião, muitos (não quero generalizar) dos problemas surgem da falta de uma vida saudável e, quando digo isso, estou me referindo obviamente a uma alimentação equilibrada, boa noite de sono e sobretudo à pratica regular de exercícios físicos. Mas isso tem que dar prazer porque não é uma coisa que você vai fazer hoje e parar na próxima semana: tem que ser para sempre, faça chuva, faça sol, faça frio ou calor.
Eu prefiro abrir mão de uma roupa nova ou de um jantar num restaurante caro a abrir mão de minha academia. É uma questão de escolha e acho que é isso que me dá energia e me torna saudável para encarar a vida, apesar de alguns contratempos.
O meu maior problema físico, já disse aqui outras vezes, é a visão limitada. Além da miopia, tenho ceratocone, que é um verdadeiro pé no saco. Há anos eu me consulto com o mesmo oftalmologista de Cuiabá e mesmo assim da última vez que troquei de lentes ele demorou para acertar.
Eu não me lembro exatamente em que mês busquei o par novo (acho que foi em novembro ou dezembro), mas a lente do lado esquerdo (a mais problemática) não ficou boa, tivemos que trocá-la por outra e, em abril, voltei ao consultório dizendo que não conseguia usá-la. Tive que pagar mais um pouco (o preço de fábrica) por uma lente nova, mas agora está uma maravilha. Havia dias em que eu ficava desesperada, sem conseguir ficar com a lente e sem ver alternativa para o meu problema.
Graças à minha persistência e ao fato de manter una boa relação com o médico, conseguimos finalmente chegar a um bom resultado. Ainda bem! É ótimo poder ver o mundo com nitidez e sem sentir os olhos irritados e lacrimejantes.

Nenhum comentário: