domingo, 22 de abril de 2012

Seja bem-vindo!



Na próxima terça-feira tenho um encontro marcado com o compositor Elton Medeiros.no bar Choros & Serestas (o Chorinho), que vai estrear novo endereço, na Rua Estevão de Mendonça, 869, perto da praça do Chopão.
Já garanti meu ingresso, pois acho que será uma noite inesquecível por dois motivos.
Em primeiro lugar por causa do artista convidado. Quando comento com pessoas com idade até 30 anos que vai ter show de Elton Medeiros, elas fazem uma cara de surpresa, como dizendo "Quem é Elton Medeiros?"
É natural que não conheçam Elton. Ele nunca foi um cara da grande mídia. É um sambista discreto, elegante, parceiro de Paulinho da Viola, Cartola e Zé Keti (outro desconhecido da turma mais jovem), autor de belos sambas como "Onde a dor não tem razão" (...Venho reabrir as janelas da vida/ E cantar como jamais cantei/ Esta felicidade ainda...) e "O sol nascerá" (A sorrir/ Eu pretendo levar a vida).
Vai se apresentar acompanhado de Paulão 7 cordas e de Márcio Huck. Acredito que Elton vai trazer aquele espírito carioca do samba, aquela emoção que só os sambistas mais antigos e os artistas de verdade conseguem transmitir. Elton Medeiros foi um dos frequentadores mais assíduos do célebre Zicartola, o bar e restaurante criado por Cartola e dona Zica na rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, nos anos 60.
O violonista Joelson Conceição vai se apresentar antes do show principal e a Orquestra de Buteco depois dos convidados. Joelson e Orquestra são crias do Chorinho e hoje fazem sucesso entre a moçada que descobriu a casa do Jardim Tropical nos últimos anos.
A segunda razão que torna essa noite tão importante é justamente o fato de marcar a abertura do Chorinho num novo local,bem diferente do endereço convencional.
A mudança não foi por opção ( não vou entrar nesse assunto agora) e, se por um lado. é motivadora ( um lugar novo, com outra estrutura, super bonito), por outro, assusta um pouco os mais apegados (como eu).
Será que o Chorinho vai manter o mesmo espírito de sempre? Aquela atmosfera descontraída que me cativou desde a primeira vez que botei os pés lá em 2002?
Marinho, o violão 7 cordas que é dono do bar há 19 anos, e Fátima, sua mulher, que administra o espaço, garantem que vai.
Particularmente, acho que vai ser diferente, mas isso não significa que não vá ser bom.
Torço para que o Chorinho continue um lugar maravilhoso, cheio de alegria, música boa e pessoas do bem.
Junto com o Parque Mãe Bonifácia e o Sesc Arsenal, o Chorinho é meu lugar preferido em Cuiabá.

2 comentários:

Terezinha Costa disse...

Que bom voltar a ouvir (ler) você falando música! Muito certeira sua menção a "aquela emoção que só os sambistas antigos e os artistas de verdade sabem transmitir". Até nem acho que é preciso ser "das antigas" para conseguir transmitir emoções especiais, mas concordo que o acúmulo de vivências tende a tornar o artista mais verdadeiro. E, portanto, a nos proporcionar uma experiência mais marcantes.
Gostaria de estar aí em Cuiabá pra ouvir Elton Medeiros. Aproveite!

Martha disse...

E eu adoraria que você estivesse aqui para ouvir Elton Medeiros comigo ...