terça-feira, 10 de abril de 2012

Mão no fogo

Há alguns dias uma prima comentou que estava muito decepcionada com o envolvimento do senador Demóstenes Torres (agora sem partido) com o "empresário" Carlinho Cachoeira, preso pela PF sob acusação de comandar um esquema de jogo ilegal em Goiás.
Digo isso com um certo pesar, mas respondi a ela que a mim nada que vinha do Senado ou da Câmara dos Deputados ou de qualquer outro órgão legislativo no Brasil me surpreendia. Ando tão decepcionada com esses políticos que nenhum deles me surpreende mais.
Conversando depois com uma de minhas irmãs, comentamos sobre alguns poucos deputados e senadores de quem não esperávamos atitudes desse tipo, mas, sinceramente, não boto a mão no fogo por nenhum deles.
Há alguns anos, um conhecido de Cáceres, ligado à política municipal e estadual, andou me sondando sobre uma possível candidatura à vereadora. Achei engraçado e disse que não tinha a menor intenção de entrar na política. Ele argumentou então que se a política estava tão desacreditada isso ocorria justamente porque pessoas como eu não se dispunham a entrar na fogueira.
Infelizmente, discordo dele. Tenho visto várias pessoas que pareciam bacanas e que ao conquistar um cargo legislativo ficam totalmente apagadas, quase apáticas. Vi isso acontecer na Câmara Municipal de Cáceres, na Assembleia Legislativa de MT e na própria esfera federal. Não vou citar nomes para não ferir suscetibilidades. Raros são os parlamentares que fazem jus a seus votos. Mesmo quando são vozes expressivas acabem sendo anulados pela intrincada burocracia legislativa.
Ruim com eles, pior sem! É claro! O perigo desses discursos desanimadoros é insuflar aqueles que defendem o poder ditatorial, mas do jeito que a coisa está - um toma lá dá cá interminável - só quem perde são os cidadãos.  Afinal, os senhores parlamentares são mestres em inventar formas de aumentar sua conta bancária (ou sua conta no exterior).
Mas, o jeito é seguir em frente e buscar no palheiro os menos ruins, os menos corruptíveis e dispostos a lutar realmente pelo bem público e honrar seus votos.
Antes que eu me esqueça, o ex-jogador Romário, como disse há poucos dias o blogueiro Gabriel Novis Neves, tem sido uma agradável surpresa e uma saudável exceção no marasmo parlamentar, que só é quebrado por escândalos como o de Demóstenes.
Sobre o assunto, leia também matéria da Agência Senado, publicada no site www.pernambuco.com  com o senador Pedro Simon. Muito interessante. http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120409195733&assunto=27&onde=Politica

Um comentário:

Rose Domingues disse...

Acho que estamos todos muito decepcionados e cansados, pois pagamos muitos impostos e não temos o retorno desse investimento. Essa 'catigoria' (como diria minha amiga Silvana Ribas) acha que pode tudo. Você viu o Fantástico domingo? Foi revoltante...tenho evitado assistir TV porque fico muito brava com a cara de pauta dessa cambada Martha, enquanto nós lutamos por tão pouco e os patrões dizem que é 'muito'...bjinhos, até!