sexta-feira, 20 de abril de 2012

The end

Ai que preguiça! Na realidade, estou meio cansada, mas estou devendo o final (feliz) da novela do INSS.
Consegui receber meu primeiro benefício esta semana. Recebi um mês inteiro e mais um proporcional ao mês anterior.
Não, com certeza, não posso parar de trabalhar!
Mas é reconfortante saber que, faça chuva ou faça sol, o meu benefício estará depositado à minha espera no dia 7 de cada mês.
Não me sinto nem um pouco culpada por estar recebendo uma aposentadoria "tão jovem". Trabalhei o tempo necessário, fui descontada religiosamente e contribuí como autônoma nos anos em que estava sem emprego fixo (por recomendação de minha irmã, Jandira).
Estar aposentada por tempo de contribuição mexeu um pouco com minha vaidade. Estou ficando velha? Não, na verdade, é mais uma prova de que não sou mais jovem (pelo menos, de idade) e mereço respeito por meu tempo de labuta e minha experiência como jornalista (e professora).
Muita gente da minha idade ou até mais velha não tem o mesmo benefício. Alguns porque preferiram pagar uma previdência privada, já que não eram descontados em folha por não terem um emprego de carteira assinada; outros, como minha depiladora, porque começaram a trabalhar jovens na lavoura da família e hoje têm dificuldade para comprovar seu tempo de serviço junto à Previdência Social.
Deu trabalho garantir minha aposentadoria, mas valeu a pena. Não dá para viver com o que recebo como pensionista, obviamente, porém é um dinheiro a mais no meu apertado orçamento.

Nenhum comentário: