terça-feira, 3 de abril de 2012

Pé na estrada

Hoje fiquei pelo menos uma hora esperando em dois consultórios médicos, mas não me aborreci porque tinha levado um livro para ler e não fiquei à mercê das revistas amassadas e frívolas que os médicos costumam deixar para seus pacientes. Haja paciência!
Estou lendo "On the road" (Pé na estrada), de Jack Kerouac, um livro que mora na minha biblioteca há décadas. Ele já está até amarelinho, coitado, com cara de livro comprado no sebo.
Aliás, não sei como ele foi parar na minha estante, se foi um presente ou se fui eu mesma que comprei.
A tradução (ótima) é de Eduardo Bueno e Antonio Bivar e a edição de 1984, da Editora Brasiliense.
Eu me lembro de já ter iniciado a leitura em outras ocasiões, mas  ela não foi para frente. Desta vez, não: está fluindo, assim como as palavras do protagonista, Sal Paradise, que até onde sei é apenas um nome criado para um personagem autobiográfico.
O livro é uma delícia e perfeito para esses dias meio monótonos, um antídoto perfeito para a rotina diária (e olhe que minha rotina não é assim tão ortodoxa). 
Para quem não conhece, esse clássico da literatura norte-americana contemporânea conta as aventuras e desventuras de Sal numa viagem louca pelos Estados Unidos da costa Leste ao Oeste, no limiar dos anos 1950. Os personagens são todos enlouquecidos, tipos bizarros que Sal vai encontrando pelo caminho, poetas, escritores, artistas, andarilhos.
Há alguns dias eu me queixava com minha amiga de leituras em Cuiabá que estava sem livros para ler e ela - que costuma me emprestar livros - disse que os seus estavam encaixotados por causa de uma reforma na casa.
No último fim de semana pincei "On the road" na estante e estou adorando essa viagem louca ...
É tão bom quando se está de amores com um livro!

Nenhum comentário: