domingo, 8 de abril de 2012

Xingu

Acabei de assistir ao filme "Xingu". do diretor Cao Hamburger. É um belo filme e é claro que fiquei apaixonada pelos irmãos Villas Bôas, que sempre admirei a distância.
Os atores principais, João Miguel (Cláudio), Felipe Camargo (Orlando) e Caio Blat (Leonardo), estão ótimos. É impressionante como João Miguel consegue passar tanta coisa com o olhar, sem dizer uma palavra.
O filme é muito bom e faz um resgate fundamental de uma parte recente - e tão desconhecida - da História recente do país.
A única ressalva que faço é que algumas partes ficam mal explicadas: como dois irmãos que chegam à expedição Roncador - Xingu como analfabetos passam a líderes de um grupo de vanguarda? Essa passagem não fica esclarecida no filme.
Outra passagem que achei falha é a da luta dos índios contra os brancos que tinham tomado conta da terra dos Caiabi. Como terminou a luta? Quantos morreram no confronto? Quem levou a melhor?
Enfim, quero assistir novamente ao filme, que tem imagens e uma trilha sonora belíssimas e fica no meio do caminho entre o documental e o ficcional, embora seja dito na apresentação que se trata de um filme baseado em fatos reais. Ou seja, o filme é uma interpretação do diretor dos fatos vividos pelos irmãos Villa Bôas (que já morreram) e narrados por seus descendentes.
Vale a pena assistir.

Nenhum comentário: