segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Rumo ao Sambódromo

Estou em pleno carnaval no Rio de Janeiro e hoje mal consigo segurar a ansiedade diante do programa noturno: vou retornar à Marquês de Sapucaí depois de 25 anos.
Fui uns quatro seguidos ao Sambódromo recém inaugurado nos anos 80, quando ainda morava no Rio e trabalhava como jornalista. Era bárbaro em todos os sentidos: dois dias trabalhando das 6h da tarde até de manhã, com poucas horas de sono e tendo que andar sem parar: da concentração aos camarotes, passando pela pista, em busca de notinhas interessantes para a coluna Gente da revista Veja e também de informações para outras matérias.
Na terça-feira, depois de horas a fio de desfile, era preciso juntar as últimas forças para ir à redação escrever. Sobrevivi a três coberturas pela Veja e achei que nunca mais iria querer pisar na Sapucaí, mas o tempo passa e a vontade voltou com gosto de coisa inatingível.
Mas este também é um desejo grande de minha irmã Jane e, de um encontro casual com um conhecido de Cáceres que contou sobre sua ida ao Sambódromo, nasceu o projeto de assistir ao desfile das escolas de samba do Grupo Especial.
E lá vamos nós ver Mangueira, Salgueiro, Unidos da Tijuca e outras mais. Maravilha!
No mais, o Rio continua lindo. Ontem e anteontem fizemos um tour pelos bairros da Glória, Lapa, Flamengo e Centro atrás de blocos. Vimos um mar de gente no Aterro, perto dos Arcos, na Praça XV e nenhum incidente. Nenhuma briga, roubo, nada. Pelo menos, perto da gente.
Muita gente fantasiada, muita gente jovem, gente mais velha também.Fiz algumas fotos, mas, marinheira de primeira viagem, não tenho como passá-las para o computador, mas sou uma pessoa das palavras, que guarda as imagens, os cheiros e os sons no coração,.
Li que a Mangueira vai homenagear o bloco Cacique de Ramos em seu enredo. São duas antigas paixões: Mangueira e Cacique. Diz que a bateria vai fazer alguns minutos de silêncio e se transformar numa roda de samba. Acho que vai ser lindo e vou me lembrar muito de meus amigos do Chorinho. Não prometo escrever  amanhã, que é praticamente o meu último dia no Rio, mas depois conto mais. Agora vou dar um mergulho no mar. É por isso que amo o Rio.

Nenhum comentário: