sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Sobre Cuiabá

Cuiabá é bem o retrato do Brasil, um país marcado pela desigualdade em todos os sentidos. Há quase seis anos moro nesta capital do estado onde nasci, mas do qual me afastei - ou melhor, meus pais me afastaram - aos 2 anos. Confesso que tem dias que adoro esta cidade quente, mas em outros detesto, para desespero do meu amigo Roberto, cuiabano apaixonado, que junto com sua mulher, Sílvia, são um verdadeiro porto seguro para mim.
Mas, ultimamente, tenho procurado manter boas relações com Cuiabá, embora algumas situações ameacem a minha disposição. Para não me alongar muito, vou abordar três fatos aparentemente distintos entre si, sendo um positivo e dois negativos.
Vamos começar com as coisas boas: o Roberto, acima citado, me surpreendeu ontem com a criação do seu blog que batizou de Cuiabá em fotos (http://cuiabaemfotos.blogspot.com/) Achei a iniciativa muito legal.
O segundo fato tem a ver com a desigualdade que mencionei acima: moro num bairro privilegiado da capital, o Goiabeiras, onde recentemente foram reformadas duas praças. Uma delas, inclusive, a 8 de abril, também conhecida como Praça do Chopão, está sendo considerada o novo cartão postal da cidade. Ontem, à noite, quando ia buscar minha filha na auto escola, passei por essa praça, toda iluminada, bonita, onde acontecia uma exibição de capoeira. Mas, ao longo do meu caminho até o bairro Bandeirantes, andei por ruas e becos escuros e constatei a falta total de iluminação no entorno do Morro da Luz, outro "cartão postal" de Cuiabá. Fiquei apreensiva pelas pessoas que vi passando a pé num lugar central, porém tão abandonado. E aí, sr. prefeito, Cuiabá não ia ser a cidade mais iluminada do Brasil, como o senhor disse na campanha?
O outro fato que rima com desigualdade é a realidade dos moradores de bairros periféricos. A moça que trabalha comigo, meu outro anjo da guarda, diz que seu bairro, o Jardim Colorado, estava há dias sem uma gota d'água. Durante o período eleitoral a água não faltou, mas depois que a campanha acabou .. Gente morar numa cidade em que a temperatura beira 40º e não ter água corrente em casa é algo bem próximo do inferno, ou não?

2 comentários:

Elaine Resende disse...

Martha, fico sempre quietinha lendo seu blog, mas depois de ler esse post não resisti. Lá vai um causo... No bairro Paiaguás onde eu morava em Cuiabá, apesar de grudado no Centro Político Administrativo do estado, também ficava sem água por períodos consideráveis. De saco cheio de ficar indo à casa de amigos tomar banho, cheguei a recorrer, em um dia de calor desesperante, à ducha da Rodoviária... e olha que eu trabalhava com o chefe da torneira, o presidente da Sanecap. Bjo

Martha disse...

É, são coisas que a gente nem comenta com os amigos, mas que tornam o dia-a-dia bem complicado, né?
Ainda bem que você se livrou disso...
Bjs