quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Números que falam mais que palavras

Em geral sou meio avessa a números e estatísticas. Freud talvez explicasse isso ... Mas, hoje, li alguns números que me impressionaram bastante e compartilho com vocês. Imaginem que, segundo o Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (Ipea), de 2000 a 2007, o governo brasileiro gastou mais com juros do que com educação, saúde e investimentos: R$ 1,27 trilhão em juros, R$ 310,9 bilhões em saúde, R$ 149,9 bilhões em educação e R$ 93,8 bilhões em investimentos.
Gente, tem alguma coisa errada aí, não? O custo do dinheiro, que é desviado, mal gasto, etc, etc, é maior do que o que se gasta com serviços essenciais para o bem-estar da população e o desenvolvimento do país.
Boto a mão na minha consciência e chego à conclusão de que se eu fizesse uma conta parecida com minhas finanças pessoais talvez o resultado não seria muito diferente. Isso não me consola, muito pelo contrário, me enche de vergonha!
Todo esse assunto me lembra uma das máximas do comandante Rolim Amaro, fundado da TAM: "A melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo". Juro que estou me esforçando.

Nenhum comentário: