sábado, 16 de junho de 2012

Celso Viáfora no jardim do Sesc Arsenal

Celso Viáfora durante show no jardim de Sesc Arsenal, by Rosylene Pinto

Você conhece Celso Viáfora, ou melhor, você já ouviu as composições de Celso Viáfora?
Pois eu, que me considerava uma razoável conhecedora de MPB, não conheço. Aliás, conheci ontem à noite depois de conhecer o próprio pessoalmente. Fiquei tão embaraçada com a minha ignorância que resolvi pesquisar sobre Viáfora (viva a internet!).
Ouvi algumas de suas composições, como "Boa nova", uma das inúmeras parcerias com o compositor Ivan Lins,  "Não vou sair" (esta interpretada com Nílson Chaves) e uma música deliciosa, "Feliz pra cachorro", interpretada com a rapaziada do grupo Cinco a Seco, que tem Pedro Viáfora (filho de Celso) como integrante.
Descobri que Celso Viáfora é queridíssimo da crítica especializada e tem algumas décadas de estrada, o que só aumentou minha sensação de ignorância. Mas pera aí! Na verdade, todos os textos que li falam exatamente sobre isso: Celso é um grande compositor (especialmente letrista), arranjador, etc, tem vários CDs gravados elogiadíssimos pela crítica e  canções gravadas por intérpretes consagrados (como Fafá de Belém, Ney Matogrosso, Jane Duboc, Nana Caymmi e Ivan Lins, entre outros), porém é ignorado pela mídia (TV, rádio, etc) e com isso acaba sendo pouco conhecido do grande público.
Infelizmente, por estar morando há mais de 20 anos em Mato Grosso, acabo fazendo parte do chamado "grande público". Como conhecer compositores/artistas como Celso Viáfora morando em Cuiabá, onde só consigo escutar a Rádio Senado (quando não está reproduzindo as sessões do Senado)? Enfim, a gente vive no mundo da mesmice e nem sempre consigo me atualizar.
Ainda bem que existe o Sesc Arsenal (né, Carol Barros?) que traz alguns nomes como Celso Viáfora de vez em quando. Foi assim que conheci o trabalho de Euterpe e Eliakin Rufino (de Roraima), de Simone Guimarães, Alysson Menezes e de outros compositores cujas apresentações tive o prazer de assistir.
Hoje, Viáfora apresenta-se no jardim do Sesc Arsenal, às 20h, de graça. Advinha o que vou fazer esta noite?
Quem quiser conhecer mais sobre o paulista Viáfora, siga o link:http://veja.abril.com.br/blog/passarela/figuracas/celso-viafora/

Nenhum comentário: