quinta-feira, 10 de março de 2011

Rio, eu gosto de você

Confesso que ando meio preguiçosa para escrever. Não estou de férias (desempregada não tem férias), mas é como se estivesse.  Ando meio desligada de tudo.
Hoje descobri uma novidade besta sobre o Rio de Janeiro. Os ônibus estão mudando. A Prefeitura mandou pintar todos os ônibus de branco. As pessoas que me alertaram para esse fato estão revoltadas com a decisão.
Eu não tinha percebido porque muitos ônibus ainda mantém a pintura original, mas depois que fiquei sabendo comecei a prestar atenção e vi vários ônibus brancos passando.
É muito estranho. Sei que uma das coisas que mais marcam a cidade de Londres são os ônibus vermelhos de dois andares. Segundo um de meus sobrinhos, a maioria das cidades tem ônibus de uma cor só, mas a variedade na cor - todos à nossa mesa concordaram - não só facilita a vida de pessoas com deficiência visual e analfabetas, como também faz parte da identidade carioca.
Como imaginar o 154 da minha infância sem suas cores originais, o 434, o 157, os circulares, só para citar alguns ônibus mais familiares?
Para quem chega ao Rio pela primeira vez não faz diferença, mas para quem vive na cidade ou já viveu como eu é muito estranho.
Enfim, algum técnico ou burocrata de plantão inventou essa história (provavelmente alguém que não anda de ônibus) para justificar seu salário e pronto, lá se vai embora um pouco da história e da tradição cariocas.
Sempre que venho ao Rio ando bastante de ônibus e metrô, e de táxi, que é razoavelmente barato aqui. As pessoas que conheço ou não tem carro ou deixam o carro na garagem.
Hoje conheci uma mexicana muito simpática no metrô. Ela está morando no Rio com a família e resolveu aproveitar a folga dos filhos adolescentes para passear no Saara,  o comércio tradicional da rua da Alfândega, no Centro. Estava voltando de metrô para sua casa na Barra da Tijuca com uma amiga norte-americana e a filha (colega de seus filhos). O grupo desceu na estação General Osório em Ipanema (onde também desci) e pegou o metrô de superfície (um ônibus) para seguir até a Barra, tudo isso por R$ 2,80.
Adoro andar de metrô no Rio. No carnaval pegamos um metrô lotado de foliões fantasiados, alguns com fantasias pesadas a caminho da Marquês de Sapucaí.
Tudo isso é Rio de Janeiro - esta cidade que adoro, faça chuva ou faça sol (mas vamos combinar que com sol é bem melhor). 

Nenhum comentário: