segunda-feira, 28 de março de 2011

Reminiscências

Hoje estava pensando na aula de yoga sobre os motivos da minha felicidade no tempo em que passei no Pantanal mato-grossense no final dos anos 80/início dos anos 90.
Lá não tinha luz elétrica (só luz de motor por algumas horas), o banho era regrado porque não tinha muita água na caixa, e fazia um calor danado. Além disso, logo que comecei a ir para a fazenda tinha muita barata (enormes) e depois, durante um bom tempo, enfrentamos ratos (que roiam nossas roupas e foram combatidos com dois gatos) e morcegos (muitos, que aprendi a matar com espingarda de chumbinho). De vez em quando, aparecia uma cobra na casa e durante o dia era comum a visita de galinhas e de um carneiro muito louco. Fora os mosquitos, é claro.
E mesmo assim, como eu era feliz! Tudo bem que eu estava apaixonada e que tinha à disposição quase 24 horas um homem lindo que era louco por mim. Eu andava a cavalo, ia para o campo, tinha pouquíssimas obrigações e ... não me preocupava com contas a pagar, com o dinheiro que precisava durar até o fim do mês. Gastava pouquíssimo, não me preocupava com roupas, nem salão, e, por alguns anos  - pela primeira e única vez na minha vida adulta - entreguei o controle a um homem.
Tudo era um sonho e, como todo sonho, acabou. De repente, a receita da fazenda já não cobria as despesas; as filhas chegaram, as despesas da casa aumentaram, assim como as dificuldades para se ir para o Pantanal. Pouco a pouco, fui ficando cada vez mais na cidade (Cáceres) e construindo outra vida, um pouco menos interessante e com mais controle social. Diante das novas exigências, resolvi voltar a trabalhar e um novo ciclo começou. Na época eu não sabia, mas o meu casamento começou a acabar ali. Ou será que, por ser paixão, acabaria um dia de qualquer maneira?


Nenhum comentário: