segunda-feira, 27 de abril de 2009

A arte de envelhecer

Acabei de ler no portal Terra que uma pesquisa concluiu que "mulheres brasileiras não sabem envelhecer". Nem preciso ler a matéria para saber o que diz, pois convivo com mulheres o suficiente - e comigo mesma - para já ter chegado à mesma conclusão.
Por que é tão difícil envelhecer? Percebo nos encontros familiares que há uma preocupação latente em perceber quem está com aparência melhor, quem apresenta menos os sinais inevitáveis do tempo. Quando alguém diz: "Você está muito bem", isso deve ser entendido por: "você não aparenta sua idade".
Por que somos tão obcecados em aparentar menos anos do que temos? Por que ficamos tão felizes quando uma pessoa que acabou de nos conhecer demonstra surpresa sincera em saber a nossa idade real? Acho que tudo isso tem a ver com a forma como a sociedade trata os idosos, principalmente as mulheres.
Não gosto de mentir a minha idade e sinto muito orgulho de tudo que vivi ao longo das últimas cinco décadas, mas confesso que a perspectiva de ficar velhinha, flácida, com artrose, artrite, muitas rugas e dificuldades para me locomover me assusta. Assusta-me mais ainda a possibilidade de ser tratada com complacência pelas pessoas mais jovens bem intencionadas.
Por isso decidi que o importante é me esforçar para conservar dentro do possível minha saúde física e mental. Ter a capacidade de ler, pensar, dançar, caminhar com desenvoltura enquanto for possível e adquirir a capacidade de aceitar as limitações que virão com o tempo. Aprender a arte de envelhecer, sem entregar os pontos.

Nenhum comentário: