quinta-feira, 5 de julho de 2012

Moscas volantes




Sei que não posso (nem devo) reclamar da vida, mas não posso deixar de comentar aqui sobre um novo problema que me apareceu.
Desde a manhã do último dia 23 estou vendo um monte de pontinhos e manchas pretas que se movem diante do meu olho direito.  No primeiro momento fiquei assustadíssima achando que podia ser o início de um derrame ou de uma cegueira repentina, mas me tranquilizei quando comentei o assunto com uma de minhas sobrinhas e ela me disse que também tinha esse problema, chamado de "moscas volantes".
Agora que meu problema tinha nome e sobrenome só me restava aguardar chegar a Cuiabá para procurar meu oftalmologista, o que fiz na sexta-feira passada. Estava muito ansiosa porque na véspera comecei a ver flashes de luz amarela na mesma vista (a direita) como se alguém tivesse brincando com um laser do meu lado direito.
Meu oftalmologista (Dr Marco) e seu colega especialista em retina (o retinólogo) fizeram um mapamento dos meus olhos (com foco especial no direito) e disseram que não havia sinais de deslocamento de retina (uma das possibilidades). Mesmo assim marcaram uma ressonância, a ser realizada dentro de alguns dias, para ter mais tranquilidade no diagnóstico.
Saí de lá mais aliviada, porém continuo irritada com os pontinhos e as manchas que insistem em perturbar a minha já tão perturbada visão. Mas, afinal, o que tenho? Segundo o dr. Marco, um "deslocamento vítreo posterior".
Vou tomar emprestadas informações  do texto que encontrei no site do Instituto Brasiliense de Olhos (Inbol): as tais "moscas volantes" são condensações da gelatina do olho, denominada vítreo (ou humor vítreo) - um fluído gelatinoso e transparente que preenche a cavidade interna do olho. As "moscas" estão flutuando nesse líquido e são vistas como sombras pela retina. A gelatina vítrea tende a se contrair com o tempo, separando-se da retina. Segundo o Inbol, esse é fenômeno é comum em pessoas com mais de 60 anos, em míopes ou em que se submeteu a cirurgias intraoculares (como a de catarata).
As moscas também podem ser sinal de um rasgo retina, o que pode levar a um deslocamento na retina - que é uma doença grave, já que pode causar cegueira (lembram-se do caso do jogador Tostão?), daí a importância de procurar um médico. Mas se não tiver ocorrido isso, não há o que fazer, pelo que entendi: a não ser se habituar à companhia das moscas.
(Suspiro)
Sou míope desde 9 anos, desenvolvi ceratocone (o que me impede de fazer aqueles cirurgias miraculosas de correção da miopia), super alérgica e agora ainda vejo moscas volantes. Considerando que estamos no início da estação seca, que piora bastante as condições para quem usa lentes de contatos rígidas ou gás permeáveis (como eu), poderia dizer que estou a dois passos do paraíso.
Ainda bem que consigo pagar meu plano da Unimed, posso consultar meu oftalmologista de confiança e gastar vidros e vidros de colírio lubrificante para segurar a barra.
Ontem, passei o dia inteiro sem conseguir colocar a lente do lado direito; hoje, estou com as duas lentes sem maior sofrimento.
A vida é assim: os dias em que consigo olhar o céu de brigadeiro sem lacrimejar me parecem maravilhosos.  A consciência de que tudo pode ficar pior às vezes pode servir de conforto.


30 comentários:

Dete disse...

Que coisa mais chata, Martha. Sinto muito. Espero que a ressonância não acuse nenhum outro problema. A vista é fundamental na nossa vida, principalmente pra gente como nós, que gostamos tanto de ler. Bjs, Dete

Terezinha Costa disse...

Muito chata mesmo essa situação. Também sou altamente míope e tenho mosca volante(uma só, no olho direito), Já me acostumei, se isso serve de consolo. Usei óculos dos 13 aos 21 anos e lentes de contato durante mais de 30 anos. Agora tive que voltar aos óculos e aposentar as lentes, infelizmente. Os olhos não aguentam mais o "corpo estranho".

Martha disse...

Eu tenho uma legião de moscas no olho direito! Por enquanto, elas estão me incomodando bastante, mas talvez um dia eu me acostume.
Por enquanto, insisto no uso das lentes... Talvez uma hora também meus olhos não aguentem mais o "corpo estranho". Não deixa de ser um consolo saber que outras pessoas tão próximas tb enfrentam esse problema ocular.

Anônimo disse...

Tenho as moscas també, procure o tratamento a laser pelo Dr. Marcelo - oftalmolaser, pessoa recomendada e muito capaz para atenuar o problema

http://oftalmolaser.med.br/oftalmolaser/oftalmo-laser/

não cobra consulta mas sim exames

sem sei dizer qual plano cobrirá

Av. Washington Luiz, 1144
Presidente Prudente – São Paulo

Tel: (18) 3222-6363
(18) 3222-1899

Martha disse...

Obrigada pela dica!

Paulo Sergio disse...

Martha, vc tem o problema em apenas um olho, se serve de consolo lhe digo que bom..., eu tenho nos dois olhos desde os 19 anos, hoje estou com 44 e uso óculos, claro que as moscas aumentaram com a idade e tento me acostumar dia após dia com elas. Talvez minha consciência saiba o que pode acontecer quando chegar aos sessenta, setenta anos, se chegar..., porém levo a vida numa boa, os "floaters" me incomodam mas não atrapalham minha vida, levo-a normalmente aproveitando cada momento, caso contrário estaria louco. Procure pesquisar sobre o assunto, leia informações em sites confiáveis e verá que não somos os únicos com o problema. Felicidades.
contatos: eng.paulo.sergio@outlook.com

Shinigami disse...

Estou com o mesmo problema!
Quando saio na luz do dia, pronto! Lá estão as manchas passeando no meu olho direito!
:(

Anônimo disse...

martha eu tbm tenho as moscas nos dois olhos eu tenho apenas 19 anos de idade e muito chato saio de casa todos os dias na esperança delas sumirem mais la estao elas fazer oq ner tem que se acostumar!! melhoras..

Tiago De Souza disse...

medicina fraca estao preocupado com outras coisas só pode até clone ja fizeram ta faltando verba nas universidades para esse tipo de estudo .

Adriano Bosse disse...

Tenho moscas volantes desde os meus 11 ans, e ainda o utro problema conhecido como "neve visual", de um ano para cá os sintomas se agravam especialmente das moscas volantes, não sei mais o que fazer...

Cosme dos santos albuquerque disse...

ter mosca volante é obrigado a ter descolamento de retina ou nao? tipo vejos varias linhas e frguimento na visao ,ja fis mapeamento de retina e minha retina esta tudo ok, mais sera que quen tem mosca volante um dia a retina descola?

Fabiano disse...

Tmb Tenho moscas volantes...
já faiz mais de 4 semanas....ou 5.
Vou agora dia 5 de Outubro fazer o mapeamento de retina, pra ver o que vai dar !
Incomoda bastante quando vou para a claridade da luz do dia.

joe disse...

Oi estou com o mesmo problema das moscas....vc conseguiu acostumar?

Anônimo disse...

Galera, também tenho mosca volante, estava com a visão super incomodada por causa da mosca volante, enchergando muitos pontinhos pretos. Fiquei preocupadissímo com a visão, pensando que correria grande risco de cegueira. Por fim, minha oftalmologista pasou-me remédios específicos que amenizaram bastante as mosca volante na visão, estou com praticamente uma apenas (um pontinho). Se vocês quiserem posso pegar o nome certinho do medicamento. Mas já adianto o que ela me disse: " não tome por conta própria, caso contrário, você poderá fortalecer o parasita, ao invés de combate-lo." no meu caso, fiquei com mosca volante por causa da toxoplasmose que adquiri em contato com gatos. Até hoje tenho ódio de gatos! rsrs

Lah Monteiro disse...

Tem o nome pf?? Tenho só 19 anos :(

Fernanda Mendes disse...

Também tenho moscas, depressão e TAG, estou em pânico! Fui ao oftalmologista, fiz mapeamento da retina e ultrasonografia e não deu nada, mas o pânico de perder a visão é horrível!!! Não consigo viver em paz! Qual o nome o remédio?

Unknown disse...

Oi meu nome é yvone, tb tenho essas mesquinhas me apareceram a pouco tempo, ainda não me acostumei com elas, mais meu oftalmologista me garantiu que é normal e não tem cura e só se acostumar.

Fernanda Mendes disse...

Pois é Yvone, as minhas tbm apareceram a pouco tempo,ontem fui ao retinólogo na esperança de uma solução e nada...tem que acompanhar e relaxar. Bom, mas Graças a Deus não é nada grave.

Osvaldo Fernandes disse...

Olá amigos, tenho apenas 18 anos, tenho esse problema desde os 15, será que existe um tratamento que possa trazer minha visão como era antes, ou pelo menos que diminua mais o problema? Pois não acredito que se adaptar com elas seja a solução eficaz, pois quanto mais tento, mais aumenta o stress, ansiedade e principalmente o medo de poder não enxergar mais.

flavio martins disse...

Olá.pessoal apareceu em mim essas moscas volantes tbm, além de voar dirigem com os volantes. Não tem insecticida que de jeito..vou fazer o mapeamento dia 28

flavio martins disse...

Sim melhor coisa pela.manha óculos escuros, e quem usa óculos de grau aquelas lentes que no sol escurecem

Yvone Araujo disse...

Verdade Flávio ameniza mesmo com óculos escuros.

Yvone Araujo disse...

E para completar ainda peguei uma conjuntivite alérgica e mole ou quer mais kkkkk, mais não esquento levo a vida numa boa afinal de contas faz parte kkkkk

Fernanda Mendes disse...

ahahahahaha...vc está certíssima Yvone, o que não tem remédio, remediado está, então, vamos viver essa vida linda!!!

Franks Barbosa disse...

Também tenho essas moscas, me incomoda bastante, fiz exame, seu deslocamento de vítreo, nada grave, o médico disse pra se acostumar e esquecer de vitrectomia, pois é uma cirurgia muito arriscada.

Franks Barbosa disse...

Digo, deu deslocamento de vítreo

Franks Barbosa disse...

Digo, deu deslocamento de vítreo

Tifani Tobias disse...

Pois e tmb estou cm o mesmo priblema com as tais moscas tmb nao aguento mais ja fui em 2 oftamologista e nada disseram a mesma coisa o importante q minha retina ta colada essas coisas e tals mas tipo td dia ter q acostumar cm isso essas moscas tenho medo disso piorar cm o passar do tempo ..e e sempre no olho direito tenho no outro tmb mas nao acostumei cm isso nao ja to cm isso a 1 mes antes aparecia e sumia agora ficou e nak quer sair mais oq fzer tds disserM q tenho q acostumar mas n acostumei nao .

celma disse...

poxa eu estou apenas com 3 dias que apareceram essas moscas volantes, que irrita pra caramba, ja marquei um oftalmologista.espero que elas desapareçam. celma

Unknown disse...

As vezes morrer seria melhor, tenho moscas volantes, ceratocone, epilepsia, zumbido tudo isso junto numa pessoa, sou péssimista melhor mesmo é morrer ando farto de viver assim.