quinta-feira, 23 de junho de 2016

Movidos pela paixão




Foto Jorge Moura

Cerca de 80 músicos, com idade a partir de 11 anos, levaram ao delírio o público do Teatro do Cerrado - Zulmira Canavarros, na noite de quarta-feira (22 de junho). A Orquestra Sinfônica CirandaMundo apresentou um repertório variado no concerto aberto com uma peça do alemão Ludwig van Beethoven ("Leonora, Abertura nº 3 – Op. 72) e encerrado com uma verdadeira apoteose, que incluiu a participação do público num medley de canções do grupo The Beatles.

A versatilidade não é a única marca registrada desse grupo, que reúne músicos profissionais e alunos do Instituto Ciranda Música e Cidadania, entidade criada há 12 anos com o objetivo de promover o ensino gratuito de música e semear orquestras por Mato Grosso. A energia e o entusiasmo dos músicos, sob a regência do maestro Murilo Alves, também são características do grupo, que atraem profissionais reconhecidos no estado como o contrabaixista Jhon Stuart e músicos estrangeiros, como o violonista Alex Carney.

De origem norte-americana, Carney mora na Califórnia, mas está passando uma temporada em Mato Grosso como professor e músico do Instituto Ciranda e foi um dos solistas da peça "Dia do seu Domingos" – um arranjo feito especialmente para a Orquestra CirandaMundo por Kleberson Calanca, em homenagem ao músico Dominguinhos. O repertório do concerto de junho incluiu outro arranjo de Calanca ("Beatles again"), uma peça do compositor mexicano Arturo Márquez ("Conga del fuego nuevo") e uma composição do venezuelano Daniel Hurtado: "Concierto para Quarteto de Clarinetes y Orquestra"). Esta última peça teve como solistas o Quarteto Paralelo, formado por dois músicos convidados – o paulista Bruno Avoglia e a cubana Patricia Pérez – e dois músicos da "casa": a rondopolitana Jessica Gubert e o cuiabano Niger Ortega.

"Para nós, do Instituto Ciranda Música e Cidadania, é motivo de orgulho ver a evolução de músicos que iniciaram sua formação conosco e hoje estão aptos a se apresentar em qualquer palco do Brasil e do exterior", orgulha-se Alves, que destaca ainda a jovem spalla Lindi Ellis.  Lindi cativou o público ao se levantar e deixar o violino de lado alguns minutos para entoar os versos iniciais de "Yesterday" – um clássico dos Beatles. Em seguida, outros músicos mostraram suas vozes na mesma canção, que terminou com todos – músicos, maestro e plateia – cantando em uníssono.

O trabalho do Ciranda é realizado em vários municípios do interior de Mato Grosso, como Campo Verde e Rondonópolis, com o apoio de prefeituras municipais como parceiros educacionais. O trabalho de formação de músicos e orquestras também ocorre em outras localidades do interior de Mato Grosso e só é possível graças a diversos patrocinadores e apoiadores. Cerca de 1.500 alunos, entre crianças e adolescentes, são beneficiados.

A próxima apresentação do Instituto Ciranda acontecerá em agosto próximo (dia 25), no Espaço CDL, em Cuiabá, com o Grupo CirandaDrums. Em setembro, a Orquestra Sinfônica CirandaMundo voltará a se apresentar no Teatro do Cerrado – Zulmira Canavarros, com um repertório que mescla o clássico e o popular. 
Foto Jorge Moura

2 comentários:

Unknown disse...

OLÁ, MARTHA! QUAL SEU EMAIL? GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA SOBRE UM DE SEUS POSTS

Martha disse...

martharitabaptista@gmail.com