quinta-feira, 9 de junho de 2016

Violas do Nordeste



Mais uma noite de viagem e deleite musical através do som da viola, no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá.  Esta noite foi embalada por violas e violeiros do Nordeste: Cássio Nobre, Adelmo Arcoverde e Raulino Silva - três vertentes bem diferentes.
Raulino, muito falante, apresentou a viola repentista, dando uma aula sobre várias formas do cantar repentista. Versos decassílabos, galopes à beira mar, martelo miudinho, martelo agalopado, gemedeira, sextilhas - tanta informação que fica até difícil guardar tudo. Uma pequena amostra da riqueza do repente, com direito a um improviso sobre tema dado por alguém da plateia: o Japonês da Federal que está vendo o sol nascer quadrado.
Adelmo, professor de viola e violão, trouxe uma viola mais erudita, mas não menos brasileira. Homenageou Heraldo do Monte, Virgulino Lampião e lindamente apresentou improvisos e composições próprias com seu jeito tímido.
O jovem Cássio Nobre, maranhense radicado na Bahia, trouxe a magia das rodas de samba de viola, o som limpo da viola machete do Recôncavo Baiano. Ah quem me dera poder conhecer de perto uma roda dessas!
Mais uma noite rica, com público entusiasmado e quase cativo. Reencontrei algumas pessoas que também estavam na plateia de quarta-feira e que provavelmente voltarão na sexta-feira para ver a última apresentação desta temporada do projeto Sonora Brasil.
Por garantia, já comprei um litro de leite a mais para garantir meu ingresso amanhã. Bom demais!

Nenhum comentário: