quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O caos nosso de cada dia


Foto de Tony Ribeiro/Midianews mostra o que aconteceu num trecho considerado obra da Copa do Mundo, no bairro Coophema. Esse bairro nada tem a ver com o CPA, mas a foto ilustra o que vem acontecendo em Cuiabá
Estou muito revoltada com o trânsito de Cuiabá. 
Tenho a impressão de que as autoridades responsáveis pelo tráfego na capital de MT estão conseguindo piorar o que já era ruim.
Trabalho no Centro Político Administrativo (CPA) e nos últimos dias voltar para casa tem sido um pesadelo.
Fica até difícil descrever o que está acontecendo para quem não mora em Cuiabá - uma cidade destruída por obras de mobilidade que demoram para serem concluídas e que, em muitos casos, têm se revelado uma verdadeira decepção, seja pela má qualidade das obras (veja foto), seja pelo caos que acabam provocando no trânsito.
Foi o que aconteceu no CPA. A inauguração do viaduto da Sefaz - uma obra em forma de ferradura e em mão única -. somada a alterações infelizes no tráfego do CPA e à inauguração de uma grande escola num local inadequado deram um nó no trânsito.
Logo que iniciaram as obras de mobilidade o governador Silval Pereira mudou o horário de trabalho dos funcionários do Estado, que passaram a entrar às 13h e trabalhar em horário corrido até às 19h. Muito antes de qualquer obra ser inaugurada o horário voltou ao que era antes sem muitas explicações. Ou seja, a maioria das pessoas que trabalha no CPA voltou a sair às 18h. A decisão de mudar o horário foi no mínimo não planejada já que foi revertida sem mais nem menos.
No início da semana passada, foi inaugurado com pompa e circunstância o tal viaduto da Sefaz e, por conta disso, inverteu-se a mão da rua que passa em frente à Secretaria de Educação, que era mão dupla antes do início da obra, mas estava sendo usada (nesse trecho inicial) com mão única (no sentido CPA/ avenida) até há poucos dias. 
Com essa última mudança, ficamos com menos uma opção para descer em direção à Avenida Rubens de Mendonça (também conhecida como Avenida do CPA), que já está intransitável por causa dos tapumes e das obras do VLT (diga-se de passagem, que o tal VLT não vai ficar pronto antes da Copa e não se sabe se ficará pronto algum dia).
E tem mais um detalhe: essa rua é mão dupla no trecho restante que passa em frente ao Edifício Famato (onde trabalho), tem veículos estacionados dos dois lados e é uma via utilizada por coletivos. Dá para imaginar a confusão.
Como se não bastasse o Colégio Plural inaugurou sua nova sede na entrada da Estrada da Guia, que dá acesso a condomínios, chácaras e à BR-163. Ainda não passei por lá, mas me disseram que a fila de carros dos pais que vão levar e buscar seus filhos é imensa e está causando um enorme congestionamento na área.
Enfim, acho que boa parte dos problemas se deve à falta de planejamento e bom senso de nossos gestores (responsáveis por emitir o alvará de funcionamento para escolas, etc), por isso fico imaginando que o pessoal que trabalha para o governo e a Prefeitura deve ficar pensando durante o expediente: "O que a gente pode fazer para complicar um pouco a vida de todo mundo?" Só isso explica o caos nosso de cada dia.

 

Nenhum comentário: