segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Cuiabá tem blues e jazz, sim senhor!

Quase sempre que falo bem de Cuiabá é para me referir ao movimento musical da cidade. 
Apesar da fama de que aqui só tem espaço para o estilo sertanejo, estou sempre sendo agraciada com apresentações diversificadas e, muitas vezes, escrevo aqui sobre esses programas. Gostaria de escrever para um público maior, mas como quase não há espaço na mídia tradicional para fazer resenhas sobre shows e outros espetáculos, vou me virando como posso.
Hoje, quero falar sobre dois espetáculos aos quais assisti recentemente num espaço pouco conhecido do grande público: o Gabinete Antes do Café. Não me perguntem o motivo desse nome inusitado, pois até hoje não entendi. O Gabinete, como é conhecido, funciona numa galeria simpática na Rua 24 de Outubro, no Centro de Cuiabá, e pertence à Soraia Mourão e Juliana Albernaz. É uma espécie de bistrô, que abre geralmente para almoço.
Eventualmente, são realizados eventos culturais no horário noturno para poucos e fieis frequentadores. Por sorte e graças à dica de uma amiga, assisti na semana retrasada a uma apresentação especial dos músicos Joandre Camargo e Paula Valente, com participação especial do bluesman Mr Resner (Robson Resner). Já tinha tido a oportunidade de ouvir Joandre, violonista e cantor com carreira internacional, que de vez em quando dá o ar da graça em Cuiabá para visitar a família. Não conhecia Paula, flautista, saxofonista e líder da big band  feminina Jazzmin's, e também não conhecia Resner, gaitista e cantor. O show foi uma delícia, generoso, versátil - uma verdadeira joia rara.
No último sábado, retornei ao Gabinete para assistir a uma apresentação de blues com o músico João Fortes, que se apresentou com o guitarrista Lupe Costa e o pianista Valter Demberk. Nessa noite, o show aconteceu no interior do Gabinete para aproximadamente 30 afortunados ouvintes. Foi inebriante! Não conhecia o João, que fez sucesso recentemente no Geodésica in Blues Festival, realizado em Chapada dos Guimarães em novembro passado (eu não estava em Mato Grosso na ocasião). 
Soube que João é cuiabano de nascimento, foi criado no Paraná e viveu um tempo em Chicago, onde conviveu com grandes bluesmen
Apesar de amar vários estilos musicais (samba, rock, jazz, MPB, etc), sou visceralmente apaixonada por blues e me orgulho de ter assistido a um show inesquecível do grande BB King com sua lendária guitarra Lucile. O blues realmente mexe comigo e quem conhece um pouco a história desse ritmo associado aos negros norte-americanos e às plantações de algodão do sul dos EUA, com certeza, entende o que estou dizendo. 
Infelizmente, não consegui assistir a nenhuma edição de um projeto intitulado Blues de Terça, que estava acontecendo no finado Tampa Conveniência.
Mas não posso deixar de saudar outro projeto bacana, que começou este ano no Fuzuê Bar e Boêmia, na Praça da Mandioca: Noite do Jazz. Nesta quarta-feira o cantor, arranjador e meu queridíssimo amigo Jefferson Neves, regente do Coro Experimental MT, estará se apresentando ao lado dos músicos Pedro Oleare, Paulinho Nascimento e Thiago Costa. 
Só torço para que o projeto vingue apesar dos problemas que anda enfrentando por conta de denúncias de som acima do permitido por lei. 
Mas isso é assunto para outro post ... Não entendo por que os decibéis de ritmos como jazz, blues e outros incomodam tanto, enquanto os de música sertaneja e outros que tomam conta da Praça Popular, uma área residencial, parecem não incomodar. 



Nenhum comentário: