sábado, 22 de setembro de 2012

Ipês e mangas

Eu me tornei uma blogueira semanal. Não posso dizer que isso é culpa do trabalho. Já houve períodos em que trabalhei mais e mesmo assim conseguia atualizar o blog com mais frequência.  Uma crise bloqueira? Pode ser.
O problema de escrever uma vez por semana é encontrar o foco certo. Falar sobre o quê quando tem tanta coisa acontecendo externa e internamente?
Hoje estou na expectativa feliz da chegada de uma de minhas irmãs a Cuiabá. Como boa leitora de "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint Exupéry, eu me lembro da sensação que antecede a chegada de alguém de quem se gosta.
A espera faz parte do pacote e tem que ser curtida como um bom vinho ou uma cerveja gostosa.
E por falar em cerveja, isso me lembra calor e me lembra Cuiabá. O calor foi embora! Hoje o tempo está nublado e sujeito a chuvas. Bom para quem precisa trabalhar ou não quer ou não pode sair de casa. Ruim para mim que pretendia levar minha visita para um banho no rio Mutuca. Mas a gente vai esperar o tempo firmar para ir lá ...
Enquanto o tempo não melhora, vamos encontrar outros programas gostosos em Cuiabá ... Como ir ao Chorinho, ao Sesc Arsenal, comer um peixe gostoso em algum lugar ...
Bom mesmo é estar em boa companhia. Só vou sentir muito a falta de minha filha caçula, que estuda em Jaboticabal (SP).
Mas e quanto ao resto do mundo? Continua uma loucura! Os mulçumanos extremistas continuam morrendo nos protestos contra o filme e as charges que ironizam o profeta Maomé.
Ex-marido manda matar ex-mulher no ABC paulista; menino de 13 anos que foi estuprado e espancado por sobrinho e padrastro, respectivamente, e estuprou e espancou dois irmãos, pode ser condenado à prisão perpétua na Flórida.
É tanta história triste, tanta barbaridade que a gente vê/ouve no noticiário.
Essa história do garoto me tocou muito. Segundo o telejornal da Record, a mãe do menino não buscou socorro para o irmão espancado (de 2 anos) e ele morreu. O irmão mais velho, de 13 anos, está preso e vai a julgamento. A mãe também está sendo julgada e pode ser condenada, mas não por homicídio. Caramba, esse menino é tão vítima quanto seus irmãos! Vítima do abandono, de maus tratos, da violência doméstica que, infelizmente, é tão comum na nação mais rica do Planeta. O que aconteceu com o outro irmão dele (o estuprado)? Com esse padrasto, com o sobrinho, tio ou primo que estuprou o garoto de 13 anos?
Eu acho que a violência é uma espiral e sou tentada a aceitar que alguma coisa espiritual faz com que algumas pessoas sofram tanto, como esse menino ou a moça barbaramente assassinada a mando do ex-marido, alguém que ela provavelmente amou algum dia.
Histórias tristes, como tantas outras que nem sempre se tornam públicas, já que em geral elas só se tornam públicas quando há um desfecho mortal.
Mas deixemos essas histórias tristes de lado. Aqui em Cuiabá a eleição continua morna, na minha opinião. Parece que vamos ter segundo turno e certamente a disputa se tornará  bem mais acirrada, com mais acusações e um tiroteio verbal que me deixará mais zonza.
Em termos de trabalho a semana foi bacana, com o lançamento da 10ª edição da revista Corpo e Arte - a quarta em que faço todos os textos jornalísticos - e a festa dos 15 anos da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) na Casa Cor MT 2012, no anexo do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Ah! Antes que eu me esqueça, os ipês estão floridos, Lindos! E tem muita manga no chão. Estou com um saco de mangas à espera de minha visita (graças a uma colega de trabalho que pegou para levar para casa e acabou não podendo fazer isso).
 
Rua de Cuiabá após a chuva em foto do site Olhar Direto


Nenhum comentário: