quarta-feira, 27 de março de 2013

Fortaleza


Foto tirada no início dos anos 1960 na praia do Leme (acredito). July está no centro de maiô preto, entre Junilza (à esq.) e Jandira. Delcídio aparece atrás e o outro homem é Manoel, marido de Jandira. As crianças são (da esq. para dir.): Martha, Tadeu, Laura, Fátima e Dione. Del e Júlio ainda não tinham nascido. A foto foi feita por César (marido de Junilza) e digitalizada por Augusto César (filho do casal).  Ela não é maravilhosa?
 Será que posso falar neste espaço sobre a dor de perder uma irmã?
Mesmo que você quase não veja ou fale com aquela irmã, é tão bom saber que ela está ali e que você pode contatá-la com um simples telefonema!
Desde ontem (26/03), não posso mais ligar para July.
Faz muito tempo que a morte não visita nossa familia (ainda bem) e a gente fica com aquela ilusão de que todos viveremos para sempre. E com isso se esquece de aproveitar cada fim de semana, cada momento para dizer a cada irmã, cunhado ou sobrinho quanto eles são especiais.
Sou filha de uma família maravilhosa: amorosa, acolhedora, não raro controladora... Na qualidade de caçula de oito irmãos tive o "privilégio" de ser meio irmã/meio filha de quase todos.
Com July não foi diferente. Na minha infância, sua participação não foi muito notável. Eu morava no Rio e ela em Corumbá. Eu me lembro de ter ido uma vez a Corumbá quando pequena e ter visitado a casa de July na rua Tiradentes, em frente a uma praça imensa. De vez em quando, July, seu marido Delcídio e seus filhos nos visitavam no Rio e a casa da minha mãe ficava lotada de malas, adultos e crianças ...
Quando eu tinha uns 11 anos, July, Delcídio e seus seis filhos se mudaram para Barra Mansa, a pouco mais de 100 km da cidade do Rio de Janeiro. Foi aí que passamos a ter um relacionamento mais intenso. Eu passei muitos finais de semana em Barra Mansa, brincando com meus sobrinhos e seus amigos. Como era gostoso! A gente se aventurava pelo morro que ficava atrás da casa do bairro Estamparia e se divertia muito.
Nas férias, a família ia para alguma praia próxima e lá ia eu de contrapeso - a tia que era pouca coisa mais nova do que a filha mais velha do casal, Fafá.
Fomos para Guarapari mais de uma vez, Cabo Frio, Ubatuba ... Às vezes ficávamos em hotel (a turma toda), mas houve ocasiões em que ficamos numa casa alugada. A temporada em Ubatuba foi maravilhosa! Eu estava com 15 anos e me lembro de curtir muita praia e as paqueras. Na despreocupação dos meus 15 anos, eu não me lembro como July fazia para organizar aquela casa com tanta gente!
Quando eu tinha 19 anos, fizemos uma viagem ao Sul, começando por Foz de Iguaçu e indo até o Rio Grande do Sul. Fomos em dois carros: um deles era dirigido por July e Delcídio e o outro por mim e Fafá. Mamãe também participou dessa viagem e, se não me falha a memória, viajava quase sempre no nosso carro. Foi muito gostoso! Acontecia de nos perdermos na estrada e ficarmos agoniados até nos reencontramos num tempo em que ninguém sonhava com a facilidade de um telefone celular. Em Gramado (segundo minha sobrinha Luciana, que tinha uns 7 ou 8 anos na época), a família Amaral, mamãe e eu nos encontramos com a família Silveira (Jandira, Manoel e Lu).
Aos poucos, fui ficando mais independente e comecei a viajar por minha própria conta, me desligando um pouco da família Amaral, mas os laços afetivos ficaram para sempre e eram renovados anualmente nos Natais passados em Barra Mansa (na bela casa do Verbo Divino) ...
Eu me mudei para Mato Grosso em 1988, mas continuei voltando sempre que podia. Nesses encontros tão movimentados e cheios de gente, eu talvez nunca tenha me dedicado o suficiente àquela irmã que definitivamente parecia mais minha mãe e que parecia tão forte.
Quando falávamos por telefone, geralmente eram conversas longas, sobre pessoas e fatos da família. Muitas vezes ela me falava de sua fé inquebrantável e, de uma maneira sutil, tentava me "catequisar".
Não me converti e nem lhe dei a alegria de frequentar a Igreja Católica como ela, mas sempre guardarei com muito carinho seu exemplo de fé e sua força. July era uma fortaleza. 

Nenhum comentário: