segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

And the Oscar goes to ...

Não resisto a dar meus pitacos sobre a cerimônia do Oscar 2013.  Há muitos anos eu não assistia à cerimônia quase por inteiro, mas ontem resisti e fiquei até o final. A curiosidade em relação aos vencedores nas principais categorias foi maior que a vontade (e necessidade) de dormir.
É claro que um mundo de gente deve estar comentando o assunto hoje: as piadinhas (algumas de gosto duvidoso) do apresentador Seth McFarlane, o tombo da vencedora na categoria melhor atriz, Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida), os vestidos e visuais mais glamourosos, etc.
Embora ainda não tenha assistido a todos os filmes indicados a algum tipo de Oscar, gostei dos resultados, já que houve uma distribuição de estatuetas entre os favoritos, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: como o filme vencedor na categoria Melhor Filme, "Argo", pode não ter seu diretor, Ben Affleck, sequer indicado como Melhor Diretor?
Adorei os números musicais: a apresentação do elenco de "Les Misérables" foi emocionante e me deu vontade de assistir ao filme novamente. Muito emocionante também a apresentação de Adele intepretando a canção tema de "Skyfall", que levou o Oscar de melhor Canção Original.
Gostei muito da subida ao palco de Quentin Tarantino, premiado como autor de Melhor Roteiro Original por "Django Livre". Ele pode até fazer gênero com sua gravata torta e desarrumada, mas não deixa de ser divertido ver alguém assim numa noite de gala
E o que dizer de Jack Nicholson apresentando o prêmio de Melhor Filme de óculos escuros? Ele pode tudo! Achei um pouco forçada a presença da primeira-dama Michelle Obama, compartilhando com Nicholson, ao vivo da Casa Branca, o anúncio do melhor filme. 
Ok, os norte-americanos são "phoda" (com o perdão da palavra): eles resgatam os reféns do Irã (o argumento original de "Argo") com uma trama genial, eles fazem um filme 10 sobre o resgate (eu assisti a "Argo" e é um filme muito bom no gênero) e ainda têm uma primeira-dama super simpática que participa da entrega do Oscar. Todos devem ter ido para cama mais felizes e otimistas quanto ao futuro dos EUA.
No mais, fiquei dividida entre Hugh Jackman e Daniel Day-Lewis como melhor ator, embora ainda não tenha assistido a "Lincoln". Todo mundo que viu saiu meio decepcionado do cinema, mas eu vou assistir em DVD nem que seja para ver a interpretação brilhante de um de meus atores favoritos. Adorei seu humor britânico fazendo piadinha com Meryl Streep e sua performance vencedora de um Oscar como a Dama de Ferro, em 2012.
Aliás, morando em Cuiabá, uma cidade com poucas opções de sala de cinema (são todas em shopping-centeres), estou no prejuízo em relação aos filmes indicados ao Oscar. Preciso me colocar em dia nem que seja assistindo aos filmes em casa. Perde-se muito em qualidade (imagine ver "Les Misérables" numa tela pequena), mas não tenho outra saída.  
Todo mundo já viu a lista dos premiados, mas não custa repeti-la aqui:


Ator coadjuvante: Django Livre (Christoph Waltz)
Curta de animação: Paperman
Longa de animação: Valente
Fotografia: As aventuras de Pi
Efeitos visuais: As aventuras de Pi
Figurino: Anna Karenina
Maquiagem e Penteados: Os Miseráveis
Curta metragem: Curfew
Documentário curta: Inocente
Documentário longa: Searching for Sugar Man
Filme estrangeiro: Amor (Áustria)
Mixagem de som: Os miseráveis
Edição de som: “A hora mais escura” e “Skyfall” (dois filmes empatados)
Atriz coadjuvante: Os Miseráveis (Anne Hathaway)
Edição: As aventuras de Pi
Design de produção: Lincoln
Trilha sonora: As aventuras de Pi
Canção original: Skyfall
Roteiro adaptado: Argo
Roteiro original: Django Livre
Direção: As aventuras de Pi (Ang Lee)
Atriz: O lado bom da vida (Jeniffer Lawrence)
Ator: Lincoln (Daniel Day-Lewis)
Filme: Argo

Nenhum comentário: