sábado, 17 de julho de 2021

Lixo e falta de educação




Ontem falei do lado bom de sair pelas ruas de Cuiabá com meu cachorro Juca, mas hoje quero falar de um aspecto bem feio da cidade: como a capital de Mato Grosso está suja!

Gostaria de ter várias imagens para comprovar o que digo, porém a agitação de Juca não me permite tirar as fotos que gostaria. Hoje, por sorte, consegui fazer um registro na Praça Oito de Abril, por volta de 7h da manhã! 

Adquiri o hábito de sair com Juca de manhã e no final da tarde. A gente varia o itinerário, mas temos alguns pontos fixos, como algumas praças próximas ao meu prédio, situado no bairro Popular. 

Em praticamente todas sempre encontro muito lixo acumulado: sacos plásticos, embalagens vazias (de quentinhas, sanduíches), sacolas de papel, caixas de papelão (ou isopor) e muitas garrafas de vidro (as populares long necks) e de plástico. 

Também encontro muitos varredores de rua, que trabalham para a Prefeitura. 

Em algumas praças, como a Praça Popular, onde estão situados vários bares, e na Oito de Abril (também conhecida como Praça do Choppão), há muitas lixeiras. Ninguém pode alegar falta de um local adequado para jogar seu lixo. Mas as pessoas parecem que fazem questão de deixar seus restos jogados como se fossem cães marcando território. Alguns chegam ao cúmulo de jogar o lixo no meio de um canteiro para dificultar o trabalho de quem recolhe a sujeira deles. É revoltante!

A gente tem ido muito a uma pracinha (Manoel Miráglia), que fica na esquina da Avenida das Flores com a Rua General Ramiro Noronha, no bairro Jardim Cuiabá, e lá não há lixeiras. Para piorar a situação, ela se transformou num ponto de apoio de entregadores por aplicativo, que também acumulam muito lixo.

Resumo da ópera: a Prefeitura podia instalar mais lixeiras em alguns locais, porém muitas pessoas parecem estar se lixando para esse tipo de recipiente. Ou seja, faltam educação e senso de civilidade. Sabe aquele habito de colocar qualquer pedaço de papel no bolso ou na bolsa? Pois é, eu sou assim e não vejo mérito algum nisso. Se tive algum mérito foi passar isso para minhas filhas, que também são incapazes de jogar uma lata (ou uma garrafa) na rua. 

Eu nem falei da situação de ruas e calçadas (quando existem) ... A quantidade de lixo e mato mesmo em ruas centrais é impressionante!

Fica aqui o meu registro. Talvez não adiante de nada, mas peço a quem me ler que ponha a mão na consciência e pense: que tipo de cidade estamos construindo e deixando para nossos filhos/netos/bisnetos? Como podemos mudar essa situação?

Aproveito a postagem, lançada ao vento, para fazer um apelo à Prefeitura de Cuiabá: por favor, aproveite os espaços vazios em alguma das praças dos bairros Goiabeira, Popular ou Jardim Cuiabá, para criar um "parcão", uma área exclusiva para cães, a exemplo das que já existem no Jardim das Américas e na Morada de Ouro.  Além das praças mencionadas acima, temos como opção a Praça Santos Dumont, que está super abandonada, e a Praça Clovis Cardoso. 


Nenhum comentário: