segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Overdoze no Sesc Arsenal



Em meio à tensão da atual campanha presidencial, vivi momentos de imenso prazer no Sesc Arsenal, em Cuiabá, na quentíssima noite de sábado passado. 
Acontecia a programação do Overdoze - evento realizado como fechamento de Guaná 2018, Aldeia de Arte e Cultura. Afora a pouca divulgação de um evento de tamanha grandiosidade, só tenho elogios para o Overdoze deste ano.
Minha intenção inicial era assistir à apresentação da dupla Vera e Zuleika, artistas consagradas que raramente têm pisado num palco nos últimos anos, embora estejam quase sempre presentes nas plateias dos espetáculos realizados na capital mato-grossense. Detalhe: soube do show por indicação de uma amiga.
Como essa apresentação estava marcada para as 22h30, resolvi conferir o que aconteceria antes. Decidi ir às 20h30 para assistir aos shows de Luth Peixoto e banda, e da amiga Deize Águena. Ficaria para a apresentação de Vera e Zuleika e voltaria para casa. Pois, acabei deixando o Sesc depois das 2h da madrugada e ainda corria solta a incrível apresentação de Nega Lu e banda. Fui vencida pelo cansaço.
Adorei o show de Luth Peixoto, cujo talento aprecio desde que ele era atração fixa no saudoso Tom Chopin. Luth também é autor e fez uma apresentação vibrante e contagiante.
Em seguida, Deize, Rita de Cássia, Rusível de Jesus, Mônica Campos e Nilson Brito nos deliciaram com sambas memoráveis.  Peço desculpas se esqueci de mencionar algum músico.
Vera e Zuleika já subiram ao palco "causando". Que força têm essas "meninas" no palco! Em companhia de músicos excelentes (Rusível de Jesus no violão, Fidel Fiori no baixo e Josué de Carvalho na percussão), elas arrasaram com a originalidade de suas canções e vozes. Espero que não demorem tanto para se apresentar novamente.
Resolvi aguardar o show de Nega Lu, mas não sabia o que aconteceria em seguida. Rolou o som do Zabumba Beat, forró da melhor qualidade produzido por músicos de Mato Grosso. O tempo passou rápido! 
Logo depois subiram ao palco os três músicos do Trio Trinca Brasil de Brasília. Não tinha informação alguma sobre eles (e continuo sem ter, a propósito) e me apaixonei. Foi a grande surpresa da noite para mim. Eu amo música instrumental e os caras são músicos excepcionais. Gaita, violão e bateria se revezando em solos e arranjos que fazem bem à alma e nos fazem esquecer a maré de ódio e imbecilidade que varre este país. "Ponteio", "Trenzinho do caipira" e outros "clássicos" se juntaram a músicas autorais num repertório delicioso que proporcionou quase uma hora de êxtase, sentada na grama do jardim do Sesc Arsenal. 
A noite já estava menos quente e aí Nega Lu e seus músicos subiram ao palco apresentando repertório autoral. Dona de grande voz, Nega Lu me surpreendeu com a qualidade de seu trabalho, mas como disse antes eu já estava exausta e não consegui ficar até o final. Poucas pessoas ficaram e dava para perceber que havia muitos amigos e parentes da própria cantora, que é de Rondonópolis.
Imagino a loucura que deve ser organizar uma programação iniciada às 14h, mas eu questiono se o público de Cuiabá tem esse pique para acompanhar uma maratona de shows que vai até tão tarde. Fiquei um pouco triste vendo Nega Lu e seus músicos se apresentando para meia dúzia de gatos pingados! 
O público do Sesc Arsenal é bem família. A gente vê muitos pais com filhos, que aproveitam as atrações para o público infanto-juvenil e acabam voltando para casa razoavelmente cedo. Mas muita gente não tem o hábito de frequentar o espaço, sobretudo num horário mais tardio, até porque o Sesc Arsenal costuma fechar antes de meia-noite, ou seja, não há essa cultura de ir lá mais tarde. O lugar é lindo, a comida boa e barata, mas, na minha opinião, ainda carece de divulgação para um público mais amplo, sobretudo em ocasiões especiais como o Overdoze.
Em resumo, gostaria que mais gente tivesse aproveitado a oportunidade de apreciar tantos talentos e música de tão boa qualidade.
PS. Fotos gentilmente cedidas por Maria Teresa Carrión Carracedo, que me alertou sobre o show de Vera&Zuleika no Overdoze.




Nenhum comentário: