quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

The Post - A Guerra Secreta


Confesso que estou com um friozinho na barriga por escrever sobre o filme "The Post - A Guerra Secreta". Sabe quando você se sente pequeninha diante de gigantes? Pois é assim que me sinto.
O filme reúne profissionais de peso do cinema norte-americano: o diretor é Steven Spielberg, Tom Hanks e Meryl Streep encabeçam o elenco primoroso e a história é totalmente baseada em fatos reais.
A história de "The Post ..." antecede o célebre caso Watergate. Infelizmente, boa parte dessas informações que influenciaram a vida da geração que está na casa dos 60 é desconhecida da maioria dos norte-americanos e dos brasileiros por tabela.
Pouca gente sabe que já se praticou jornalismo de excelente qualidade na terra de Donald Trump, onde outro presidente republicano (Richard Nixon) acabou enxovalhado (a pá de cal foi o caso Watergate). 
Tudo é bastante complexo para resumir em poucas linhas como convém aos tempos atuais, mas o importante é frisar como "The Post" é importante por mostrar a engrenagem por trás da emblemática Guerra do Vietnã, o quanto governantes (republicanos e democratas) esconderam a verdade em nome do establishment, da indústria bélica, da supremacia norte-americana no pós-guerra (nesse caso, a divisão mundial após a 2ª Guerra Mundial).
Personagens como Katherine Graham (Meryl Streep, indicada a seu centésimo Oscar) e Ben Bradlee (Tom Hanks), dona e editor do jornal The Washington Post, brilham em defesa do bom jornalismo (competiam com The New York Times, por leitores e investidores) e da importância de se levar a verdade aos leitores. O que está em jogo é um bem precioso para qualquer jornalista de respeito: a liberdade de imprensa.
Para quem é jornalista como eu - e sonhou um dia fazer esse bom jornalismo e até conseguiu fazer um pouco -, sobram nostalgia, lágrimas nos olhos e uma pergunta aflitiva: há esperança num mundo controlado pela indústria de armas, pelo capitalismo selvagem, onde um boçal como Donald Trump é eleito presidente da maior potência mundial?

Um comentário:

Unknown disse...

Também acho que o filme foi bom mais poderia ter sido melhor. Porém desfrotei muito deste filme e achei impressionante o trabalho de produção. Acho que foi um dos mais interessantes na filmografía de Steven Spielberg até agora. Gostei muito da história de The Post por que não é tão previsível como outras. É algo muito diferente ao que estávamos acostumados a ver. Se vocês são amantes do trabalho dele este é um filme que não devem deixar de ver. É bom, recebeu indicações ao Oscar.