terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Contando as horas

Está difícil encarar esta semana. Afinal, não é toda hora que a gente passa o Natal e o Ano Novo sob neve no inverno europeu!
Viajarei no sábado ao encontro de minha filha Marina, que há quatro meses se (re) descobre como aluna do Programa Ciência sem Fronteiras, vivendo num país estrangeiro, em meio a novos amigos (muitos estrangeiros) e viagens a outros países europeus.
Vai ser muito bom reencontrar minha Marina, embora me angustie a ideia de deixar a filha mais velha, Diana, por aqui, ainda que em boa companhia. Mas não é novidade para nós passarmos festas de fim de ano apartadas. Isso acontece desde que me separei do pai das meninas.
Mas este é apenas um assunto introdutório de um post que pode ser o último de 2013 - um ano de poucas postagens e no qual meu blog, cá entre nós, andou bem abandonado.
Mesmo assim, continuo conservando-o como um bote com a pintura descascada e já bem usado que fica ali às margens do rio. A gente nunca sabe quando vai precisar dele ou quando vai ter vontade de sair remando!
E por falar em rio, ando com uma saudade imensa de rio, água, natureza... Não é saudade do Rio - aquele com letra maiúscula e sim saudades da calmaria enganosa do rio Paraguai, que me recebeu de braços abertos enquanto morei em Cáceres. Saudade de canto de passarinho, de cachorro ciscando no nosso pé, de sentir cheiro de folha ...
Não vou encontrar nada disso na Europa, mas estou ansiosa por novas paisagens - de cidades desconhecidas. Vou visitar Amsterdam, que conheci quando tinha 17 anos em meio a uma excursão à Europa; pequenas cidades do Sul da Alemanha (na Floresta Negra) onde passaremos o Natal em família (na casa de minha sobrinha Tetê, que estará cercada de filhos e da netinha); Praga na República Tcheca, Dresden e Hamburgo na Alemanha (nesta última encontraremos amigos alemães muitos queridos que conhecemos em Cáceres), concluindo o giro em Amsterdam novamente.
Não posso deixar de mencionar que vou conhecer Dronten, uma pequena cidade holandesa que tem sido o lar de Marina nos últimos quatro meses.
É muito excitante retornar à Europa no inverno exatamente 40 anos após a minha primeira viagem ao continente europeu!
Estou muito feliz de poder dar essa alegria à minha Marina (essa é a desculpa para um investimento tão alto), mas estou muito feliz também por quebrar a minha rotina de forma tão radical.
É bem verdade que minha primeira viagem à Europa demorou um tempo maior (mais de um mês). Agora serão 15 dias, incluindo as horas gastas no voo Cuiabá - SP - Amsterdam - SP - Cuiabá.
Eu me sinto muito privilegiada por ter essa oportunidade e agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para isso ou estão torcendo pelo sucesso da viagem.
Agradeço pelos trabalhos realizados ao longo do ano que me permitiram realizá-la e o que mais quero em 2014 é ter saúde e disposição suficientes para continuar trabalhando. É claro que a gente sempre quer mais: quem me conhece sabe que não estou totalmente realizada, mas tenho consciência de que muita coisa depende de mim, de ser mais positiva, menos "reclamenta", de me aceitar mais  ...
Sempre tem aquela parcela do imponderável e esse é um tema que ainda estou longe de dominar. Continuo cheia de dúvidas, indagações. Mas quem não as tem? Continuo sendo uma mente inquieta. Que bom, né? Antes inquieta do que acomodada. 
Desejo a todos que lerem este post um Feliz Natal e um 2014 com muita saúde e disposição para a vida, com tudo que vier!
 

Nenhum comentário: