quinta-feira, 25 de junho de 2015

Anacrônica



Contrariando os novos tempos, estou redescobrindo as pérolas da minha coleção de CDs. 
Nos últimos dias, estou in love com o CD Mestres MPB - Nelson Cavaquinho. Trata-se de um produto da antiga gravadora Continental. Como foi remasterizado em digital, a qualidade do som é incrível!
O CD mistura composições de autoria de Nelson Cavaquinho com conversas (breves) entre ele e a cantora Elizeth Cardoso, Sargentelli e a cronista Eneida Morais, finalizando com um diálogo do mestre com Sergio Cabral (o pai). 
O bom de ouvir novamente um CD depois de anos é que você descobre novas afinidades com canções que não lhe diziam muita coisa antes de .... começar a frequentar o Chorinho (o bar Choros & Serestas, em Cuiabá). 
Sambas como "Luz negra" (de Nelson e Amâncio Cardoso), "Palhaço" (com Osvaldo Martins e Washington Fernandes) e "Rugas" (com Augusto Garcez e Ary Monteiro) ganham outros significados. Sem falar em clássicos como "A flor e o espinho" (com Alcides Caminha e Guilherme Brito) e "Pranto de poeta" (com Guilherme Brito).
Fico sempre admirada com a riqueza de composições de homens simples como Nelson Cavaquinho, Cartola e Nélson Sargento, só para citar alguns mais conhecidos. 
No texto de apresentação do CD, o jornalista e crítico musical Tárik de Souza conta a lenda de que "a montaria amestrada de Nelson Cavaquinho (1910-1986) voltava sozinha para o quartel quando percebia que o dono ia demorar-se em bebedeiras e cantorias com Cartola e Carlos Cachaça, ali para os lados da Mangueira". Segundo Tárik, Nelson Antonio da Silva acabou pedindo baixa da PM.
Nelson se tornou conhecido de um público maior nos anos 60, quando teve algumas de suas composições gravadas por Nara Leão (que amo de paixão) e depois por Elis Regina, Clara Nunes, Beth Carvalho e Chico Buarque, entre outros citados por Tárik.
Boêmio típico da cena carioca do século passado, Nelson era exímio instrumentista e tinha uma voz peculiar ("arenosa", segundo Tárik), que nada tinha de um cantor típico, porém se casava perfeitamente com os versos de seus sambas.
São artistas assim que nos surpreendem. Não arrastaram multidões, nem são conhecidos de boa parte dos brasileiros, mas contribuíram muito para a riqueza da MPB.  Deveriam ser mais reverenciados. 

"Tire seu sorriso do caminho 
Que eu quero passar com a minha dor" (...)

Um comentário:

Carol Martins Oficial disse...

olaaaa... tudo bom?
estou voltando com tudoooo...
e venho convidar vc a ver meu novo post.
http://carolmartinsoficial.blogspot.com.br/2015/07/adesivos-de-unhas-autocolantes.html

espero que goste...beijãooooooo