quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O prazer de praticar Yoga

Ontem vivi uma experiência muito agradável: fiz uma prática de yoga ao lado de minha filha Diana, no novo espaço da professora Moara Schroeder.
Em 2008/09, fui aluna de Moara, mas depois, por motivos diversos, acabei buscando outros lugares para a prática da yoga, que se tornou um must em minha vida.
Recentemente, ela abriu um novo espaço exatamente em frente ao prédio onde moro, na rua Estevão de Mendonça em Cuiabá. Como sou aluna da academia Golfinho Azul, onde pago uma anuidade, não me interessei em conhecer o local, mas Diana começou a frequentar as aulas de Moara.
Ontem, fiquei com vontade de conhecer o espaço e pedi à Diana para perguntar à Moara se poderia ir a uma aula. Ela respondeu que a professora já tinha deixado essa possibilidade em aberto.
Que lugar lindo! Fica nos fundos de uma casa que abriga vários consultórios e já teve diversas funções desde que moro no edifício da frente. Moara conseguiu criar um espaço mágico, onde havia uma piscina abandonada (segundo ela).
Ela reformou todo o fundo da casa e essa atmosfera gostosa é criada com tecidos brancos esvoaçantes que caem do teto, velas, almofadas, por uma fonte artificial que cria a ilusão de que estamos próximos a um riacho e pela música maravilhosa!
Consegui entender por que Diana está tão apaixonada pelas aulas e até deixando de lado as aulas da academia que sempre amou.
Fazer uma aula ali é uma experiência extremamente relaxante e desafiadora, já que temos que enfrentar a nossa dificuldade de nos alongar e fazer algumas posições que vão se tornando difíceis devido a más posturas e a não utilização (ou subutilização) de articulações e músculos de nosso corpo.
Fiquei morrendo de vontade de voltar lá, embora adore a minha professora de yoga do Golfinho Azul. Mas, por mais que ela se esforce em criar um clima especial para a prática da yoga, tem que competir com o barulho de supinos e outros aparelhos da sala de musculação que fica em cima. Precisamos, como alunos, fazer um esforço redobrado para nos concentrarmos e não ouvirmos a voz da professora de hidrobike que dá aulas no mesmo horário.
Num momento em que ando bem incrédula em relação à capacidade de criarmos um mundo melhor diante de notícias diárias horríveis sobre crimes, mutilações, traições, corrupção, violência, abuso de poder (de todo tipo) e violência policial (veja o caso do pedreiro Amarildo), talvez seja esse o caminho para conseguir não perder a cabeça e não se deixar levar pela tristeza.
Sinceramente, gostaria que todo mundo pudesse praticar yoga, mas isso é uma utopia. Uns ficam bem caminhando, outros correndo, outros praticando lutas marciais, outros ainda nadando ... Cada um tem sua escolha, mas cada vez mais acredito que a yoga é um belo caminho e estou muito feliz que Diana tenha descoberto e adotado esse caminho.
A propósito, dormi profundamente esta noite e tive sonhos incríveis.

Um comentário:

Dete disse...

Que delicia deve ser poder praticar yoga num lugar lindo como voce descreve. E que bom ve-la de volta ao mundo dos blogueiros. Bjs