terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A carne é fraca?

Tenho comprado pouca carne ultimamente, mas ontem fui ao supermercado às pressas e entrei na fila do açougue. Levei um susto quando vi o preço do quilo da picanha no Big Lar: R$ 45,89! Eu não pretendia comprar picanha, que é uma carne muito gostosa e apreciada em churrascos, mas mesmo assim perguntei ao balconista:
- É isso mesmo ou estou enxergando mal?
O quilo do contra-filé estava custando R$ 22,79. Comprei pouco mais de um quilo de músculo moído a R$ 9,69.
Eu tinha lido que a carne bovina estava mais cara, mas não pensei que era tanto. Isso em Mato Grosso - estado detentor do maior rebanho bovino do país com aproximadamente 28 milhões de cabeça!
Acompanho há tempos a evolução da pecuária em MT e no Brasil, inicialmente por ter morado em Cáceres, município historicamente pecuário, e mais recentemente como jornalista na revista Produtor Rural.
É uma novela ... Pode-se dizer sem entrar em muitos detalhes técnicos que os custos de produção estão sempre subindo (quem diz e comprova isso é o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - Cepea/Esalq/USP) e os pecuaristas estão sempre reclamando.  Tem o ingrediente da eterna briga com a indústria frigorífica, que é um capítulo à parte, porém nos últimos tempos os pecuaristas de MT tem se organizado mais e tanto as lideranças dos produtores quanto dos frigoríficos vêm culpando os varejistas (principalmente as grandes redes de supermercados) pelos desajustes na cadeia da carne bovina.
É um assunto meio árduo para tratar neste espaço, mas convido meus leitores daqui para acompanharem em breve informações mais técnicas (e nem por isso menos interessantes) sobre esse e outros temas relacionados ao agronegócio no endereço http://www.revistaprorural.com.br/
A revista Produtor Rural não morreu. Ela apenas se modernizou.
Eu aviso assim que tivermos novidades.

Nenhum comentário: