Foto de José Medeiros, um dos meus mais assíduos companheiros de viagem |
Já escrevi dois textos alusivos ao Dia Mundial da Fotografia, mas não publiquei nada aqui.
Descobri que a data - 19 de agosto - refere-se ao dia em que o francês Louis Daguerre apresentou à Academia de Ciências da França em 1839 sua câmera fotográfica, o daguerreótipo, construído com base nas experiências anteriores de outro francês, Joseph Nicéphore Niépce .
Faz quase dois séculos ... Ainda "outro dia" eu me encantava com meu primeiro contato com uma câmera digital num feira de informática no Rio de Janeiro e hoje todo mundo (menos eu) tem uma.
Ter uma máquina não é sinônimo de fazer boas fotos. Isso requer muito, muito mais.
Já fiz algumas belas fotos na vida, mas me considero uma péssima fotógrafa e admiro demais a arte de quem sabe fotografar, seja amador ou profissional. É preciso paciência, coragem, um olhar diferenciado, uma boa dose de tecnolgia e sorte também.
Ao longo da minha vida profissional trabalhei com fotógrafos excelentes: nos jornais Ultima Hora, Jornal do Brasil e O Globo; na sucursal da Veja e, mais tarde, na revista Produtor Rural. Tantos que seria injusto citar alguns nomes e deixar outros de lado. Uns me marcaram pela capacidade técnica, outros pela coragem e outros ainda pela sensibilidade - ou tudo junto e misturado.
A todos esses fotógrafos que me ajudaram na minha caminhada profissional e pessoal, meu muito obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário