terça-feira, 12 de abril de 2011

Caos

Faz tempo que quero falar sobre o trânsito de Cuiabá. Uma coisa me chamou atenção quando fui ao Rio de Janeiro das últimas vezes (uma vez em novembro e outra em março): fiquei uns sete, oito dias na cidade em cada temporada e não vi um acidente de trânsito.
Não estou dizendo com isso que o trânsito no Rio seja uma maravilha, obviamente.
No dia em que cheguei em Cuiabá, uma semana depois do carnaval, fiquei sabendo de acidentes horríveis através do motorista do táxi que me trouxe do aeroporto: dois com cinco ou seis mortes.
Bom, hoje o assunto me veio à mente novamente porque vi três acidentes: dois sem maiores gravidade e um com vítimas (nem olhei, só vi o carro do Samu recolhendo alguém bem em frente ao bar Clube da Esquina).  Os dois primeiros acidentes envolviam  motociclistas e o terceiro envolvia dois carros em plena avenida do CPA por volta de 18h30m.
Eu acho que três é demais e a minha conclusão é a seguinte: todas as cidades grandes sofrem do mal de ter veículos em demasia, faz parte da nossa civilização absurdamente dependente de carros e ônibus, por falta de outras alternativas. Mas acho que o povo daqui é muito ... como dizer? indisciplinado, maluco no trânsito. E, vamos combinar, a cidade não ajuda. A sinalização é péssima e a  organização viária é doida. Tem rua, como a São Sebastião, que é mão dupla num trecho, depois fica com mão única e volta a ser de mão dupla. Arre!
Junte-se a isso um monte de buracos e pronto, temos a receita para deixar qualquer um maluco.
O que me deixa muito tensa é a quantidade de rua de mão dupla onde de repente você se vê num cruzamento diante de dois carros que querem entrar na via em que você está vindo e tem hora que eu não sei de quem é a preferencial (isso me aconteceu hoje no bairro Araés).
Dirigir em Cuiabá é muito estressante e faço tudo para evitar os horários de pico, que estão cada vez mais longos.
Será que não dá para melhorar um pouco a situação? Eu acho que dá.

Nenhum comentário: